Folha de S. Paulo


Atlético-PR perde, e Cruzeiro conquista o tri brasileiro por antecipação

Mesmo antes do final do seu jogo, contra o Vitória, em Salvador, o Cruzeiro já pôde festejar o título de campeão brasileiro de 2013.

O terceiro da sua história. Os outros troféus foram erguidos em 1966 e 2003.

Com a derrota do Atlético-PR para o Criciúma por 2 a 1, partida que começou às 19h30, em Santa Catarina, a equipe mineira pode perder todas as suas quatro partidas restantes no torneio que não sairá do primeiro lugar da tabela de classificação.

O time lidera a competição desde a 16ª rodada.

A partida do Cruzeiro contra o Vitória, que acabou 3 a 1 para os mineiros, começou às 21h50. Então, em Santa Catarina, quando o juiz apitou o fim de Criciúma x Atlético-PR, o duelo em Salvador estava no intervalo da partida.

Os jogadores cruzeirenses receberam a notícia que eram campeões já no gramado, antes do começo do segundo tempo. Eles pularam em campo, acenaram para os torcedores, mas logo em seguida tiveram que ir para as suas posições em campo para o início da etapa final.

Neste ano, o Cruzeiro se tornou o primeiro time a conquistar o Campeonato Brasileiro, disputado com pontos corridos, vencendo todos os rivais pelo menos uma vez.

O Cruzeiro também igualou nesta quarta-feira o recorde do São Paulo de campeão com maior antecedência da história do Nacional por pontos corridos.

Em 2007, a equipe do Morumbi, quando a equipe também era comandada pelo técnico Muricy Ramalho, garantiu o título do Brasileiro matematicamente na 34ª rodada.

Com o título conquistado nesta quarta-feira, o Cruzeiro quebrou a hegemonia do eixo Rio-São Paulo, que faturou as últimas nove edições do Campeonato Brasileiro.

A última vez que um time fora do Rio de Janeiro e de São Paulo levantou o caneco da competição foi em 2003, quando o próprio clube mineiro ganhou o primeiro torneio da era dos pontos corridos.


Endereço da página:

Links no texto: