Folha de S. Paulo


Ainda sem o título, Cruzeiro se torna o 1º time a derrotar todos os rivais

Os jogadores do Cruzeiro deram volta olímpica no domingo, no Mineirão, diante de 57 mil torcedores, mas ainda não faturaram o título do Campeonato Brasileiro. Ainda. O time comandado por Marcelo Oliveira fez a sua parte e bateu o Grêmio por 3 a 0.

Mas a vitória do Atlético-PR sobre o São Paulo, pelo mesmo placar, adiou a conquista. Ainda assim, os mineiros podem ser campeões mesmo sem vencer mais.

O time precisa de ao menos mais dois pontos para não depender de outro resultado. Ou torcer para que o Atlético-PR não ganhe qualquer um dos cinco jogos restantes.

Apesar do adiamento da conquista, o Cruzeiro obteve uma façanha: tornou-se o primeiro time a derrotar ao menos uma vez todos os seus adversários na mesma edição do Brasileiro desde 2003.

Naquele ano, o torneio passou a ser disputado no sistema de pontos corridos. O Grêmio era o último rival que faltava ser batido em 2013. Certo é que o título não será comemorado no Mineirão.

Pedro Vilela/Reuters
Jogadores do Cruzeiro comemoram a vitória sobre o Grêmio, por 3 a 0, no Mineirão
Jogadores do Cruzeiro comemoram a vitória sobre o Grêmio, por 3 a 0, no Mineirão

Punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por problemas de comportamento de seus torcedores, o Cruzeiro terá de mandar suas duas últimas partidas em casa (contra Ponte Preta e Bahia) a mais de 100 km de Belo Horizonte.

SEM RECORDE

Caso o título se confirmasse no domingo, o Cruzeiro seria o campeão nacional com maior antecedência na era dos pontos corridos --levantaria o troféu na 33ª rodada. Isso não diminuiu em nada a festa no Mineirão.

Com gols de Borges, Ricardo Goulart e Willian e uma ótima atuação de Fábio, a vitória sobre o Grêmio veio de forma incontestável. Ao apito final do árbitro Wilson Luiz Seneme, fogos de artifício foram lançados.

A torcida entoou gritos de "é campeão". Uma réplica de papel da taça foi levantada pelos atletas. Alguns jogadores, embalados pelo momento já comemoraram.

"A gente já é campeão. Vamos respeitar o Vitória e no próximo jogo em casa vai ter outra festa", disse Goulart. Outros adotavam um discurso mais cauteloso --mas, ainda assim, empolgado.

"Falta pouco. Ainda tem o grito entalado na garganta, mas somos praticamente campeões", afirmou o volante Nilton, após a partida.

A definição pode acontecer já nesta na quarta-feira. O time tem um desafio no Barradão, onde enfrenta o Vitória. E não terá o meia Éverton Ribeiro, seu maior destaque. Ele não poderá atuar porque tomou o terceiro cartão amarelo no domingo.

Se serve de consolo, o título brasileiro poderá ser comemorado antes mesmo que a partida acabe. Isso porque o Atlético-PR enfrenta o Criciúma, fora de casa, às 21h.

Se os paranaenses perderem ou até mesmo empatarem, o time de Marcelo Oliveira será, enfim, o campeão brasileiro de 2013.


Endereço da página: