Folha de S. Paulo


Nadal derrota Federer e vai à final em Londres por título inédito

O tenista espanhol Rafael Nadal chegou à decisão das Finais da ATP ao vencer, neste domingo, o suíço Roger Federer, em Londres, na Inglaterra, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em 1 hora e 19 minutos.

Nadal, atualmente melhor colocado no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), jogará na segunda-feira contra o sérvio Novak Djokovic, que bateu o suíço Stanislas Wawrinka.

Este é um dos poucos títulos que faltam ao espanhol. Ele perdeu a final do mesmo torneio para Federer em 2010.

A partida não foi uma das melhores das 32 entre os dois. Federer piorou no segundo set e deu a Nadal a primeira vitória sobre ele em quadras fechadas. Com a vitória neste domingo, o espanhol se tornou o primeiro jogador a vencer o suíço sobre terra, grama, cimento e pista rápida coberta.

"Acho que ele merece ganhar porque ele melhorou em todas as superfícies. Já teve a chance de ganhar o torneio [em 2010] e agora está na final de novo. Nadal é canhoto e é o número um, essa é a diferença", afirmou Federer.

"É o jeito perfeito de terminar uma das melhores temporadas da minha carreira com a chance de conquistar um título que nunca venci", disse Nadal, que já ganhou tudo no tênis, menos o torneio que encerra a temporada e reúne os melhores do mundo.

O JOGO

Federer teve a primeira chance neste domingo quando causou problemas para o serviço do número um no sexto game, mas Nadal se segurou e quebrou o serviço de Federer para liderar por 5-4.

O suíço jogou um ponto cintilante em 15-30 no game seguinte, ao encerrar uma troca de bolas exaustiva com um forehand (golpe de direita no caso dos destros) na linha. Nadal jogou uma esquerda para fora, e Federer quebrou de volta.

No entanto, uma terceira quebra de serviço seguida deu a Nadal a segunda chance de vencer o primeiro set e desta vez não houve erros.

Quando o forehand de Federer acertou a rede no break point em 2-2, a confiança desapareceu do atleta de 32 anos e o fim chegou rápido, com Nadal estendendo a vantagem sobre o campeão de 17 Grand Slams para 22-10.

Andy Rain/Efe/Epa
O tenista espanhol Rafael Nadal devolve uma bola em jogo contra o suíço Roger Federer
O tenista espanhol Rafael Nadal devolve uma bola em jogo contra o suíço Roger Federer

Endereço da página: