Folha de S. Paulo


Com 6 jogadoras de time austríaco, Brasil anuncia convocadas para Mundial de handebol

A Confederação Brasileira de Handebol divulgou nesta quinta-feira as 16 convocadas para o Mundial da Sérvia, que acontece de 6 a 22 de dezembro.

Na lista, seis jogadoras são do Hypo Nö, clube da Áustria, comandado pelo técnico da seleção brasileira, o dinamarquês Morten Soubak.

O clube austríaco conta com sete brasileiras no elenco graças ao convênio, que existe desde 2011, com a confederação da modalidade e ao apoio do Comitê Olímpico Brasileiro.

Divulgação/Photo&Grafia
Alexandra Nascimento foi eleita a melhor jogadora do Mundo em 2012
Alexandra Nascimento, do Hypo Nö, foi eleita a melhor jogadora do Mundo em 2012

No Mundial, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Argélia, China, Dinamarca, Japão e Sérvia, com sede em Nis. A seleção chega à competição com status de favorita ao pódio.

A equipe feminina do Brasil foi quinta no último Mundial e sexta na Olimpíada de Londres, ano passado.

Antes de embarcar para a Sérvia, a seleção se reúne na Áustria para uma fase de treinamento.

As três atletas que atuam no Brasil, com exceção das que estiverem disputando a Liga Nacional, embarcam no dia 19. Após a final da competição, dia 21, as finalistas seguem rumo ao exterior, enquanto as que jogam na Europa, incluindo o técnico, Morten Soubak, se apresentam no dia 20. Além dos treinamentos, estão previstos amistosos na Polônia.

A seleção mescla atletas experientes, como Alexandra Nascimento, eleita a melhor do Mundo em 2012, Fabiana Diniz, a Dara, capitã, e Daniela Piedade, com jovens talentos que vão disputar o Mundial pela primeira vez, como é o caso de Amanda de Andrade, Deborah Hannah Pontes Nunes e Elaine Gomes Barbosa.

CONVOCADAS

Goleiras: Bárbara Arenhart (Hypo Nö - Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dínamo Volgograd - Rússia).

Armadoras: Amanda de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Cavaleiro (Hypo Nö - Áustria), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO - Hungria) e Karoline de Souza (Team Tvis Holstebro - Dinamarca).

Centrais: Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö - Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Mayara Fier de Moura (sem clube).

Pontas: Alexandra do Nascimento (Hypo Nö - Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö - Áustria), Jéssica Quintino (Sport Club Vistal Gdynia - Polônia) e Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball - França).

Pivôs: Daniela Piedade (Rokometni Klub Krim - Eslovênia), Elaine Gomes Barbosa (Força Atlética-GO) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö - Áustria).

Comissão técnica: Morten Soubak (técnico), Alex Aprile (assistente técnico), Rita Orsi (supervisora), Leandro Gregorut Lima (médico), Marina Gonçalves Calister (fisioterapeuta), Aparecida da Rocha Pereira Alves (massoterapeuta), Júlia do Valle Bargieri (nutricionista), Alessandra Dutra (psicóloga).

Divulgação/Photo&Grafia
A ponta esquerda Fernanda França também joga no clube austríaco que é base da seleção
A ponta esquerda Fernanda França também joga no clube austríaco que é base da seleção

Endereço da página: