Folha de S. Paulo


Nadal vence suíço e se garante como o melhor de 2013

O tenista espanhol Rafael Nadal garantiu o posto de melhor tenista de 2013 ao vencer o suíço Stanislas Wawrinka por 7/6 (7-5) e 7/6 (8-6) nesta quarta, em Londres,

Além de assegurar classificação à próxima fase das Finais da ATP, torneio que reúne os melhores da temporada, o resultado também garantiu a Nadal terminar 2013 no topo do ranking, desbancando o sérvio Novak Djokovic, que reinou nos últimos dois anos.

Será a terceira vez que o espanhol encerra um ano como número um do mundo --também conseguiu o feito em 2008 e 2010.

"O fato de jogar pelo número um me criava uma tensão extra e agora posso me concentrar na competição, que é o mais importante", afirmou ele, que nunca conseguiu conquistar o evento que encerra o circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

No dia 5 de fevereiro, Nadal encerrou uma ausência de sete meses no circuito por lesão no joelho, ao estrear em duplas no Torneio de Viña del Mar (Chile), ao lado do argentino Juan Monaco. Na ocasião, a volta era uma grande incógnita.

Ben Stansall/AFP
Rafael Nadal vibra após vencer Stanislas Wawrinka e garantir o topo do ranking no final do ano
Rafael Nadal vibra após vencer Stanislas Wawrinka e garantir o topo do ranking no final do ano

Nos nove meses desde seu retorno às quadras, o espanhol conquistou dez títulos, incluindo Roland Garros e o Aberto dos EUA.

Nesta quarta, em Londres, Nadal fez um jogo duro contra Wawrinka, com os dois sets só definidos no tie-break.

Foi a 12ª vitória do espanhol em 12 partidas contra o Wawrinka.

"Estou muito contente porque era uma partida muito complicada", afirmou Nadal. "Ele [Wawrinka] tem mesclado bons e maus momentos."


Endereço da página:

Links no texto: