Folha de S. Paulo


Por Angola, Joel diz que recusou convite para treinar o Vasco

Com viagem marcada para conhecer o projeto da seleção angolana, o técnico Joel Santana afirmou que não pôde aceitar o convite para dirigir o Vasco após a demissão de Dorival Júnior.

O time carioca, que luta contra o rebaixamento, decidiu mudar de técnico no dia 28 de outubro. A essa altura, Joel apontou que já tinha acertado a sua ida à Angola. O Vasco contratou Adilson Batista.

"Quando eu marquei para ir para Angola, o Vasco me convidou. Mas aí eu não pude ir, porque estava totalmente compromissado", disse o técnico.

Joel contou que a conversa com a seleção do país começou há cinco meses. O último clube que dirigiu foi o Bahia -- saiu em maio de 2013.

"Eles estão fazendo um projeto para 2018", declarou ele, referindo-se ao ano da Copa na Rússia.

Angola não tem mais chance de disputar o Mundial do Brasil em 2014. A equipe acabou as eliminatórias em terceiro lugar da sua chave, atrás de Uganda (também eliminada) e Senegal, que ainda luta pela classificação.

De acordo com o treinador, há a possibilidade de ele dirigir a seleção angolana ou exercer a função semelhante a um coordenador da equipe principal e das categorias de base. Também há a chance de ele acumular essas funções.

"Vou lá conhecer o projeto deles, conversar e estudar. Vamos ver o que vai acontecer", disse.

Essa não será a primeira experiência de Joel no continente africano. Ele já trabalhou na seleção da África do Sul em 2008 e 2009, mas na ocasião teve que aprender a língua inglesa.

"O futebol africano é promissor, com grandes jogadores. Agora, falta experiência. E você poder unir o futebol com o trabalho, o conhecimento, a qualidade de treino", disse..

Joel, que tem 64 anos, falou com entusiasmo de morar em Angola e disse que não teme a violência local. Ele citou outros países e alguns bairros do Rio onde viveu.

"Já morei na África do Sul, no Japão, nos Emirados Árabes, Ramos, Olaria, Bonsucesso. Vou reclamar de morar em Angola? Um país que está em pleno desenvolvimento."

No Brasil, Joel já dirigiu vários clubes, como Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminese, Cruzeiro e Corinthians.

O treinador viaja para Angola na quinta-feira e deve ficar cerca de dez dias no país.

A seleção angolana participou da Copa do Mundo apenas em 2006. Foi eliminada na primeira fase.

Felipe Oliveira - 12.mai.2013/Divulgação/EC Bahia
Joel Santana grita durante partida do Bahia, seu último clube
Joel Santana grita durante partida do Bahia, seu último clube

Endereço da página:

Links no texto: