Folha de S. Paulo


Clube de 127 anos vai da pré-falência na 3ª divisão ao seu melhor início no Inglês

A concorrência pelo topo do Campeonato Inglês ferve. O ponteiro Arsenal e o terceiro colocado Liverpool se enfrentam neste sábado, em Londres, pela 10ª rodada. Mas podem ser ultrapassados pelo vice-líder Chelsea, que visita o Newcastle.

Sem essa pretensão e com muito mais modéstia, o surpreendente Southampton faz história na quinta posição. Com cinco vitórias, três empates e uma derrota, o time --que completará 128 anos no dia 21-- vive seu melhor início na competição.

O clube do sul da Inglaterra encara, fora de casa, o Stoke. Quatro anos atrás, estava na terceira divisão, à beira da falência.

Por causa das dívidas da empresa proprietária do clube, o Southampton perdeu dez pontos na segunda divisão de 2009. Acabou rebaixado.

Um empresário de origem alemã radicado na Suíça, Markus Liebherr, sem experiência no futebol, assumiu a administração, sob desconfiança. Um ano mais tarde, os santos, como são apelidados, conquistaram a Copa da Liga Inglesa. O dirigente morreu pouco depois.

Em 2012, voltaram à elite. Ficaram na 14ª posição.

Phil Noble-19.out.2013/Reuters
O zagueiro croata Dejan Lovren (ao centro), do Southampton, comemora seu gol diante do Manchester United, no estádio Old Trafford
O zagueiro croata Lovren (ao centro), do Southampton, comemora seu gol diante do Manchester United, no estádio Old Trafford

Pelo Southampton, já passaram jogadores famosos, como o goleiro Peter Shilton e o atacante Alan Shearer, que brilharam na seleção inglesa. Foram formados lá os meia-atacantes Theo Walcott, do Arsenal, e Gareth Bale, galês contratado pelo Real Madrid por cerca de R$ 290 milhões nesta temporada.

O título mais importante da equipe foi a Copa da Inglaterra de 1976. Nem quando sagrou-se vice-campeão do Inglês, em 1984, começou tão bem quanto em 2013.

Por enquanto, habita a zona de classificação para a Liga Europa, o que passou a ser a ambiciosa meta do treinador Mauricio Pochettino, 41, ex-zagueiro da seleção argentina.

O Arsenal lidera a competição com 22 pontos, dois a mais do que Chelsea e Liverpool. O Tottenham, em quarto lugar, possui 19. O Southampton tem 18, empatado com o Everton.

Os poderosos times de Manchester, últimos dois campeões, decepcionam. O City em sétimo, com 16, e o United em oitavo, com 14.

ESTILO BARÇA

"Queremos nos defender mantendo a posse de bola", disse Pochettino.

Essa filosofia de jogo, ele trouxe do futebol espanhol. Jogou e dirigiu o Espanyol, vizinho do Barcelona.

"Pretendemos ser efetivos no ataque, estar sempre o mais longe possível do nosso campo. Sabemos que corremos um certo risco jogando assim porque podemos perder a bola, mas é nossa filosofia", avaliou.

Seus jogadores mais conhecidos são o meia uruguaio Gastón Ramírez e o atacante Pablo Daniel Osvaldo, nascido na Argentina e jogador da seleção italiana.

O meia Guilherme do Prado, 31, ex-Portuguesa, é reserva.

Com France Presse

NA TV
Newcastle x Chelsea
10h45 FoxSports
Stoke x Southampton
13h FoxSports
Fulham x Manchester United
13h ESPN Brasil
Manchester City x Norwich
13h ESPN+
Arsenal x Liverpool
15h30 ESPN Brasil

CONFIRA OS JOGOS DA 10ª RODADA DO CAMPEONATO INGLÊS:

Sábado
Arsenal x Liverpool
Stoke x Southampton
Newcastle x Chelsea
Fulham x Manchester United
Hull City x Sunderland
Manchester City x Norwich
West Bromwich x Crystal Palace
Wets Ham x Aston Villa

Domingo
Everton x Tottenham
Cardiff x Swansea


Endereço da página:

Links no texto: