Folha de S. Paulo


Corinthians dá aviso prévio a Tite e fecha com Mano

O técnico do Corinthians, Tite, foi avisado na tarde desta quinta-feira, em reunião com a diretoria do clube, que não terá seu contrato renovado para a temporada de 2014. O acordo da equipe com o treinador é válido até o fim de 2013.

O presidente do clube, Mário Gobbi, já acertou a contratação do técnico Mano Menezes, que está desempregado, e negocia quando será a apresentação.

Com Mano contratado, pode acontecer um racha entre Gobbi e o grupo formado por Roberto de Andrade, diretor de futebol, Duilio Monteiro Alves, diretor adjunto, e Edu Gaspar, gerente.

O Corinthians já tinha feito uma proposta amigável para Tite sair do clube depois da eliminação da equipe na Copa do Brasil, diante do Grêmio, no fim de outubro. Só que o treinador não aceitou e indicou que só sairia do clube naquele momento se fosse demitido.

De acordo com pessoas próximas ao treinador, ele tinha a intenção de permanecer no Corinthians no próximo ano.

O clube chinês Shandong Luneng, do atacante Vagner Love, já chegou a sondar a contratação do treinador e o de outros membros da comissão técnica corintiana.

Depois da reunião, Tite deu treino normalmente e disse que não poderia falar com os jornalistas por questão de hierarquia.

Nesta sexta-feira, às 10h, Gobbi vai conceder uma entrevista coletiva para a imprensa.

O dirigente já se reuniu com Mano na sede do clube, no Parque São Jorge. Já a reunião com Tite foi feita no centro de treinamento do Parque Ecológico.

Com Mano, o Corinthians foi campeão da Série B do Brasileiro, em 2008, e da Copa do Brasil de 2009. Deixou o clube para comandar a seleção logo depois da Copa do Mundo de 2010. Foi demitido no final de 2012. Este ano, comandou o Flamengo, de onde pediu demissão.

TITE NO CORINTHIANS

Tite foi contratado pelo Corinthians em outubro de 2010. Na oportunidade, estreou com vitória sobre o Palmeiras e conseguiu classificar o time para a Libertadores-2011. No entanto, o time foi eliminado na pré-Libertadores pelo colombiano Tolima. Logo após a eliminação, Andrés Sanchez, presidente do time na época, assegurou a permanência do treinador apesar da pressão de torcedores.

Tite sobreviveu a primeira crise e depois levou o clube aos títulos do Brasileiro-2011, da inédita Libertadores e do Mundial de Clubes, ambos em 2012.

Ainda neste ano, conquistou o Paulista, mas o time foi eliminado pelo Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores.

Essa está sendo a segunda passagem de Tite pelo Corinthians. A primeira foi em 2004, quando ele deixou o São Caetano para assumir a clube em uma situação delicada no Campeonato Brasileiro.

Na oportunidade, o time do Parque São Jorge foi o quinto colocado e se classificou para a Sul-Americana.

Apesar do bom resultado, a permanência do treinador em 2005 ainda era incerta, pois a MSI, do iraniano Kia Joorabchian, que negociava uma parceria com o clube, relutava em renovar com o gaúcho.

Tite permaneceu até fim de fevereiro de 2005, mas após atritos frequentes com a diretoria da MSI, o treinador foi demitido para a chegada de Daniel Passarela.


Endereço da página:

Links no texto: