O enxugamento das datas do Campeonato Paulista foi mais por acordo com a TV Globo, principal parceiro da competição, do que para atender a solicitação do Bom Senso F.C., movimento de jogadores que pede alterações no calendário do futebol.
Esta é a versão do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, que estava ontem ao lado do presidente da CBF, José Maria Marin, em evento que realizou o sorteio dos grupos do Paulista-2014.
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O modelo por chaves, e não por pontos corridos na primeira fase, é a novidade na competição e fez com que as datas do torneio caíssem de 23 para 19 no ano que vem, comparado com 2013.
"Não [foi por pressão do Bom Senso F.C.]. Já conversávamos algum tempo com a Globo para que a competição mudasse", disse Del Nero.
Esta não foi a primeira vez que FPF e CBF, da qual Del Nero é vice-presidente, tentam esvaziar a força do grupo de jogadores criado no final de setembro e que pede, entre outros pontos, férias de 30 dias ininterruptas e pré-temporadas maiores.
Quando lançou um mapeamento de lesões, dia 14 de outubro, e quando tratou de perda de pontos para clubes que não pagam salário em dia, o "fair play financeiro", Del Nero falou que não foi motivado pela criação do movimento --a perda de pontos consta no regulamento do Paulistão há pelo menos dois anos.
A Folha apurou que a cúpula da CBF entende que o grupo de atletas pode favorecer o candidato de oposição na eleição da entidade, em abril de 2014. Este nome pode ser o de Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians --a CBF lançará em novembro o nome de Del Nero, como a Folha revelou ontem.
Para corroborar que a negociação com a Globo pesou no enxugamento, Del Nero deu a palavra para o presidente da modesta Penapolense, que esteve em um dos encontros da FPF com a cúpula da emissora. Foi o único cartola, além de Del Nero e Marin, que pegou o microfone durante e entrevista.
"A Globo se preocupa com a audiência. E o formato atual não ajudava, nos explicaram", disse Nilso Moreira, presidente da Penapolense.
A comunicação da Globo informou que a diminuição do calendário dos estaduais é um pedido antigo dos grandes clubes e que esse acordo foi feito em parceira com as principais federações.
Segundo a assessoria, hoje há um calendário extenso e uma redução dos jogos, além de tornar a competição mais atrativa ao torcedor, aumenta a competitividade entre os times.
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Apesar de transmitir menos jogos, já que serão menos datas para a competição, a TV Globo, detentora dos direitos do Paulistão, pagará mais aos 20 clubes participantes, como prevê contrato já assinado.
Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo receberão no ano que vem R$ 12,5 milhões, e os outros 16 times terão verba de R$ 2,5 milhões cada um. Em 2013, os quatro principais times embolsaram R$ 10 milhões.