Folha de S. Paulo


Marin lança candidatura de Del Nero à presidência da CBF

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, vai aproveitar a festa de encerramento do ano da entidade para lançar a candidatura do paulista Marco Polo Del Nero para sucedê-lo. Todos os 47 eleitores já foram convidados.

O evento será em 25 de novembro, no sofisticado hotel Unique, em São Paulo. A eleição da CBF será disputada cinco meses depois, em abril.

O convite já foi enviado aos 27 presidentes de federações e aos representantes dos 20 clubes que disputam a primeira divisão do Brasileiro. O grupo forma o pequeno colégio eleitoral da entidade.

No cartão, Marin chama os cartolas para "o evento de confraternização da família do futebol" e informa que aguarda o retorno dos convidados para providenciar passagem e hospedagem. O tom eleitoral não é informado, mas convidados confirmaram a realização do ato político.

Vice-presidente da CBF e presidente da Federação Paulista de Futebol, Del Nero já é o homem forte da entidade e responsável por administrar diariamente a confederação.

Além de ter a confiança de Marin, a candidatura agrada também a Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF e ainda influente nos bastidores. Neste mês, Del Nero visitou Teixeira no hospital Albert Einstein, onde o ex-dirigente passou por um transplante renal.

Sem querer se reeleger, Marin já anunciara que lançaria um candidato no fim do ano.

Para viabilizar a candidatura, Marin precisa do apoio de sete federações e de cinco clubes, o que não será difícil.

A oposição tenta viabilizar uma chapa. O corintiano Andres Sanches e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, são os nomes mais fortes.

No ano passado, a CBF modificou o estatuto para garantir a realização do pleito antes do Mundial. A eleição poderá ser feita faltando um ano para o final do mandato de Marin, em abril de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: