Folha de S. Paulo


Por Libertadores, Muricy junta dupla 'incompatível' no ataque do São Paulo

Luis Fabiano é o artilheiro do São Paulo no ano. Mesmo contestado, já balançou as redes 21 vezes na temporada.

Aloísio é o atacante da moda. Marcou 20 gols em 2013, seis só nos últimos três jogos.

Mas a dupla de ataque favorita para o jogo de ida contra o colombiano Atlético Nacional, hoje, às 21h50, no Morumbi, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, parece só funcionar quando está separada.

Os dois principais jogadores de frente do São Paulo foram titulares juntos 11 vezes: quatro derrotas, quatro empates e três vitórias.

O aproveitamento de 39,4% é bem menor do que o time ostenta em 2013 quando escalou apenas Luis Fabiano (55,5%) ou Aloísio (66,7%).

A dupla só funcionou quando encontrou adversários mais fracos: os bolivianos The Strongest e Bolívar, e o Ituano, no Paulista.

Mesmo assim, o técnico Muricy Ramalho resolveu arriscar. Afinal, Aloísio nunca viveu um momento tão positivo no São Paulo e caiu nas graças do torcedor. E Luis Fabiano é considerado pelo treinador titular absoluto.

O centroavante volta ao time após seis jogos fora devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. Enquanto esteve fora, a equipe venceu cinco partidas e praticamente aniquilou o medo do rebaixamento no Brasileiro.

A partida de volta, na Colômbia, será na próxima quarta. Pelo regulamento, os critérios de desempates para ir à semifinal são pontos, saldo de gols e maior número de gols marcados como visitante. O campeão da Sul-Americana carimba vaga na Libertadores-2014.

Hector Retamal - 23.out.13/AFP
Muricy Ramalho durante jogo do São Paulo contra a Universidad Católica
Muricy Ramalho durante jogo do São Paulo contra a Universidad Católica

Endereço da página:

Links no texto: