Folha de S. Paulo


Palmeiras frustra torcida, mas retorna à Série A com empate

Não foi a festa que o torcedor esperava, mas o Palmeiras garantiu sua volta à Séria A do Campeonato Brasileiro em 2014 neste sábado.

O clube alviverde empatou com o São Caetano por 0 a 0 e chegou aos 69 pontos na liderança do torneio, conseguindo o acesso.

A equipe do técnico Gilson Kleina está 19 pontos à frente do quinto colocado, o Icasa, com 50. Como restam apenas seis jogos a serem disputados, o Icasa poderá chegar aos 68.

O São Caetano continua na vice-lanterna da Série B com 31 pontos.

Foram 32 rodadas de ansiedade para a torcida palmeirense que lotou o estádio do Pacaembu, mas não viu gols --houve até algumas vaias no meio de aplausos. Há seis jogos a equipe não atua no estádio --quatro como visitante e dois em Londrina.

O time alviverde criou diversas oportunidades e não conseguiu marcar graças à boa atuação do goleiro Rafael, do São Caetano, que salvou sua equipe.

A maior parte da partida teve domínio do Palmeiras, com o clube do ABC paulista jogando por uma bola no contra-ataque e fechando espaços.

Antes do jogo, atletas da antiga geração do clube alviverde entraram em campo com a terceira camisa, a amarela comemorativa do centenário. Os jogadores do elenco atual receberam as novas camisas das mãos de Valdir, Rosemiro, Alfredo, Amaral, Edu Bala, Dudu, Leivinha, Ademir da Guia, Edmundo, Evair, César Maluco e Marcos.

Agora que o Palmeiras garantiu a presença na Série A em 2014, vai em busca do segundo objetivo: o título do campeonato dessa temporada.

O próximo desafio é contra o Paraná Clube, fora de casa, no sábado, às 16h20. No mesmo dia, uma hora mais tarde, o São Caetano enfrenta o Sport, em Recife.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O JOGO

O Palmeiras foi melhor nos primeiros 15 minutos de jogo. Depois disso, o São Caetano se encontrou e fechou os espaços, principalmente pelo meio de campo, onde o time alviverde faz a maior parte de suas jogadas.

As chances criadas pelos donos da casa foram chutes de fora da área. O goleiro Rafael espalmou tentativas de Vinícius e Luis Felipe.

Cassiano teve a melhor oportunidade do São Caetano aos 24 min. Ele chutou forte da grande área e Fernando Prass mandou para longe.

Henrique teve a chance mais clara de gol aos 37 min. Após bate-rebate na área, ele dominou e bateu de pé esquerdo, mandando por cima do gol.

Aos 38 min, o árbitro Wilson Luiz Seneme marcou pênalti em Alan Kardec na saída do goleiro Rafael. Porém, o assistente Carlos Augusto Nogueira Junior chamou o juiz para dizer que não havia ocorrido infração no lance. Seneme voltou atrás e anulou a penalidade.

Na segunda etapa, o Palmeiras jogou melhor. Gilson Kleina mexeu três vezes. Para dar mais movimentação ao ataque, entraram Serginho e Ronny para as saídas de Vinícius e Ananias. Felipe Menezes substituiu Luis Felipe.

Logo aos 4 min, Ananias chutou forte pela direita e Rafael deu um soco na bola. Aos 14 min, André Luiz também arriscou e o goleiro da equipe visitante espalmou.

O São Caetano finalizou com Éder e Fernando Prass defendeu. Totalmente fechado, o time de Pintado conseguiu segurar o Palmeiras e não levar gols.

A partida teve o mesmo panorama da primeira etapa. O São Caetano buscando uma bola no contra-ataque para vencer o jogo e o time da casa pressionando.

Se o Palmeiras não anotou gols foi devido ao bom desempenho do goleiro Rafael.


Endereço da página:

Links no texto: