Folha de S. Paulo


Pub londrino onde futebol foi oficializado há 150 anos é hoje centro de festas

Quem passar neste sábado por uma rua de Londres talvez não faça ideia do significado dela e do que ocorreu num pub por ali há exatos 150 anos.

Na noite fria de 26 de outubro de 1863, uma segunda-feira, um grupo de britânicos reunidos em um bar da capital inglesa decidiu, entre goles de cerveja e uísque, chegar a um consenso para oficializar a prática de um esporte.

A ideia era que a novidade fosse uma mistura de movimentos de corpo e dribles com o objetivo de conseguir que a bola ultrapassasse a linha que separava duas balizas. Haveria limites para o uso das mãos, numa forma de se distanciar dos que queriam algo mais próximo do que é hoje o rugby.

Simples assim.

Arte folha/Folhapress
Infográfico Especial 150 anos de Futebol
Clique na imagem e veja o infográfico especial dos 150 anos de futebol

Basicamente, foi isso que 11 representantes de clubes ingleses discutiram no Freemason's Tavern, um pub na Great Queen Street, entre os números 61 e 65.

Foi ali que aqueles primeiros cartolas do futebol fundaram, naquele dia, a FA (The Football Association), primeira federação de futebol do mundo. A imprensa da época não deu muita bola --o jornal "The Times" publicou em suas páginas só um pequeno texto registrando o encontro.

Um século e meio depois, o histórico pub da reunião de 26 de outubro ainda existe, com o nome Freemasons Arms, mas a 160 metros dali, na Long Acre, espécie de continuação da Great Queen (na região entre as estações de Covent Garden e Holborn).

No lugar original do encontro que selou o futuro do futebol, funciona desde 1905 o espaço Connaught Rooms, hoje um luxuoso centro de conferências e festas, onde neste sábado à noite um jantar de gala vai celebrar o aniversário de 150 anos do esporte.

A partir daquela noite do pub Freemasons, começou-se a botar no papel cada regra do esporte, com base em uma cartilha de Cambridge, e todas foram aprovadas na sexta reunião do grupo, em 8 de dezembro.

Onze dias depois, os times Barnes e Richmond fizeram o primeiro jogo sob as novas regras, um 0 a 0. Isso mesmo, não saiu gol.

O dia 26 de outubro de 1863 é considerado uma espécie de oficialização da criação do futebol, esporte mais popular do planeta, praticado hoje em mais de 200 países.

Bandeiras da Fifa, da FA e da Uefa estão erguidas no prédio original para celebrar os 150 anos de futebol e uma nova placa registra o momento histórico do local.

"Para o fã de futebol, esse lugar deve se transformar agora num palco do mapa de visitas em Londres", diz o presidente da federação inglesa, Greg Dyke.

Leandro Colon/Folhapress
Fachada do Fresmason's Tavern, pub de Londres onde há 150 anos nasceu o futebol
Fachada do Fresmason's Tavern, pub de Londres onde há 150 anos nasceu o futebol

FISH AND CHIPS

O pub Freemasons Arms, que sucedeu o original, mas em outro lugar, também pode ser ponto de visita em torno da famosa reunião de 150 anos atrás. Mas o fanático por futebol pode se decepcionar.

O local registra com muita discrição --apenas um papel na parede e um quadro com algumas recordações-- ter sido o palco da reunião que criou o futebol.

Ao lado de uma televisão, um quadro na parede reúne lembranças sobre as reuniões de 1863. Há um brasão da FA, uma espécie de chuteira, uma bola e alguns papéis que contam um pouco mais sobre a história do esporte.

A Folha foi ao local nesta sexta-feira à tarde. Os funcionários não ligam muito para sua importância histórica. Praticamente ignoram o que ocorreu ali.

Coincidência ou não, o pub hoje é ponto de encontro de torcedores para assistirem pela televisão aos principais jogos da Premier League.

Seis TVs de tela com alta definição estão espalhadas pelo bar, que hoje pertence a uma grande cervejaria.

No cardápio, o básico dos pubs britânicos: o tradicional "fish and chips", hambúrgueres e muita cerveja.

Não há previsão de qualquer celebração no local sobre os 150 anos do futebol.


Endereço da página:

Links no texto: