Folha de S. Paulo


Ederson supera drama familiar e lesão grave antes de virar o artilheiro do Nacional

Nascido em Pentecoste, cidade cearense situada a cerca de 90 quilômetros de Fortaleza, o atacante Ederson, 24, teve que superar a morte de um filho e uma grave lesão no joelho para deixar o anonimato e virar o artilheiro do Campeonato Brasileiro.

O jogador tem 15 gols na competição, mais que o dobro de Luis Fabiano, atacante do São Paulo, com seis.

A vocação de goleador foi notada aos 15 anos, quando o atleta foi descoberto por uma pessoa ligada à diretoria do Ceará em uma partida festiva em sua cidade natal.

Na equipe da capital, Ederson fez cinco gols logo em sua estreia, em jogo do Estadual sub-17. Ele ficou cerca de um ano no clube antes de se transferir para o Atlético-PR.

Contando apenas com oportunidades nas categorias de base do clube paranaense, acabou sendo emprestado de volta para o Ceará.

Seu retorno ficou marcado por uma grave lesão: rompeu o ligamento cruzado do joelho direito durante a reta final da Série B de 2008.

Após se recuperar da lesão, transferiu-se para o ABC, de Natal, onde ficou até 2012.

"Não me sentia preparado para vestir a camisa do Atlético-PR e preferia ser emprestado. No ABC, tive o apoio da torcida e da diretoria. Tenho um pouco de moral lá", lembrou o atleta, que conquistou a Série C com o time em 2010.

Guilherme Pupo/Folhapress
Ederson bate bola no CT em Curitiba; ele fez 15 gols beste Campeonato Brasileiro
Ederson bate bola no CT em Curitiba; ele fez 15 gols beste Campeonato Brasileiro

Mas foi no clube de Natal que Ederson viveu o momento mais triste de sua vida. Em agosto de 2011, sua esposa, Deise, perdeu o primeiro filho do casal no oitavo mês de gravidez. O cordão umbilical se enrolou no pescoço do bebê e tirou-lhe a vida.

"Pensei em parar de jogar o restante daquele ano para dar apoio a minha esposa. Mas conversei com ela e, dois dias após a morte do meu filho, entrei em campo e fiz um gol. Foi emocionante. Muita gente chorou comigo", contou, citando a partida contra o Salgueiro, pela Série B.

Hoje, o casal tem uma filha (Esther), que fez seu primeiro aniversário no dia 11.

Depois de marcar 12 gols pelo ABC na Série B do ano passado, Ederson ganhou uma chance do ex-técnico do Atlético-PR Ricardo Drubscky. Ele participou da pré-temporada na Espanha, agradou e foi mantido.

Fã de Romário, virou titular e goleador do time. Além dos 15 gols no Brasileiro, já fez quatro na Copa do Brasil.

"Ninguém finaliza melhor que o Romário. Sempre gostei de ver os gols dele, o estilo de finalizar", revelou Ederson, que renovou com o Atlético-PR até o fim de 2016.

"Treino muita finalização e procuro me movimentar. Também tem um pouquinho de sorte. Antes, era um desconhecido e estava mais fácil. Agora, a marcação está mais forte", disse ele, que não marca há cinco jogos --o Atlético-PR joga às 16h de hoje, fora de casa, contra o Goiás.

O sucesso de Ederson é acompanhado pelos pais Valdemir Rosa da Silva e Eliane Alves e pelos cerca de 35 mil habitantes de Pentecoste. Em dias de jogo, os bares da praça central da cidade deixam suas televisões ligadas.

"O pessoal está apostando em mim. Ainda não saiu ninguém famoso de Pentecoste", completou o atacante.


Endereço da página: