Folha de S. Paulo


Inter de Milão é vendida para magnata indonésio

O presidente da Inter de Milão, Massimo Moratti, anunciou nesta terça-feira que após seis meses de negociações chegou a um acordo para vender o clube italiano para um grupo de empresários indonésios liderados pelo magnata Erick Thohir.

O grupo, liderado por Thohir, adquiriu 70% das ações da equipe de Milão por aproximadamente de 300 milhões de euros (cerca de R$ 880 milhões).

A venda ainda terá que ser aprovada em uma assembleia de sócios, mas a expectativa é de que não ocorram problemas.

Moratti sempre explicou que sua decisão de colocar o clube à venda era em parte pela crise que atinge todo o país, mas também para tornar mais sólido economicamente o que sempre foi o "amor" de sua família.

Moratti não quis revelar se apesar da venda continuará como presidente do clube, historicamente vinculado a sua família e desde 1995 sob seu comando.

Angelo Moratti, pai de Massimo, dirigiu a equipe entre 1955 e 1968. Nesta fase, a equipe foi batizada como a "Grande Inter" e dirigida pelo técnico argentino Helenio Herrera foi tricampeã italiana (1962/63, 1964/65 e 1965/66), bicampeã da Copa dos Campeões (1963/64 e 1964/65) e bicampeã do Mundial (1964 e 1965).

Giuseppe Cacace/AFP
Massimo Moratti durante jogo da Inter de Milão contra o Genoa pelo Campeonato Italiano
Massimo Moratti durante jogo da Inter de Milão contra o Genoa pelo Campeonato Italiano

Desde então, a Pirelli patrocina a equipe de Milão.

Sob o comando de Moratti, a Inter conquistou cinco títulos italianos, quatro Copas da Itália, uma Copa da Uefa, uma Liga dos Campeões e um do Mundial de Clubes (2010).

O magnata indonésio, proprietário do holding Astra International, que incluiu negócios no setor de mineração, agrícola, tecnológico e infraestrutura, controla 15% da equipe de basquete da NBA Philadelphia 76ers e também tem uma parcela do DC United, time de futebol da liga americana.

A intenção do empresário indonésio é "explorar" ao máximo a marca Inter no mundo, começando pela Indonésia, onde o clube milanês tem cerca de 11 milhões de torcedores.

Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", o consórcio indonésio prevê a construção de um estádio para o clube.

A Inter é ao lado do Roma, que está em mãos de uma sociedade americana, o segundo clube italiano negociado com investidores estrangeiros.


Endereço da página:

Links no texto: