Folha de S. Paulo


Brasileira consegue melhor resultado da história do país em Mundial de tiro com arco

A brasileira Sarah Nikitin conseguiu um resultado histórico para o tiro com arco brasileiro nesta quinta-feira. No Mundial da Turquia, a paulista de 24 anos ficou na oitava colocação com o arco recurvo, o mesmo disputado nos Jogos Olímpicos.

Sarah perdeu nas quartas de final para a ex-líder do ranking mundial e campeã olímpica por equipes em Pequim-2008, Yun Ok-Hee, da Coreia do Sul.

"Para mim, significa que eu posso estar entre as melhores, que o trabalho que eu tenho feito e a minha dedicação estão dando resultado", disse Sarah à Folha, após o resultado.

Na qualificatória, a arqueira já havia quebrado o recorde brasileiro na modalidade (1.336 pontos). Classificou-se em 20º para as finais, quando passou por mais quatro eliminatórias até a derrota para a coreana. Resultado que a coloca entre os destaques rumo à Olimpíada do Rio.

"Ainda teremos muitas competições para definir favoritos para 2016, mas acho que esse resultado faz com que vejam que o Brasil está trabalhando não apenas para participar 2016, mas também para estar na disputa de medalhas", afirmou a brasileira.

Marlene Bergamo - 10.jan.12/Folhapress
Em Campinas, Sarah treina com a seleção brasileira permanente de tiro com arco
Em Campinas, Sarah treina com a seleção brasileira permanente de tiro com arco

"SENHOR DOS ANÉIS"

Sarah descobriu a modalidade em São Paulo, graças a J. R. R. Tolkien.

O escritor nascido na África do Sul e criado na Inglaterra é autor de "O Senhor dos Anéis". Sarah é fã da trilogia. E a admiração por um dos personagens, o elfo-arqueiro Légolas, levou-a ao esporte.

"Eu não conhecia o arco e flecha como esporte. Já tinha visto o filme, lido o livro e, um dia, estava lendo uma reportagem. A revista falava de uma arqueria [onde se pratica a modalidade]. Fui conhecer, passei a entender e gostei bastante", disse Sarah à Folha em 2012.

O treinamento de Sarah na seleção permanente começou em 2011 com Heesik Lim, da Coreia do Sul, potência no tiro com arco mundial, e desde junho passado é comandado pelo inglês Richard Priestman.

Marlene Bergamo - 10.jan.12/Folhapress
Sarah Nikitin posa para caderno especial de Olimpíada da Folha
Sarah Nikitin posa para caderno especial de Olimpíada da Folha

Endereço da página: