Folha de S. Paulo


Del Nero admite reduzir tamanho do Paulista-2014

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, admitiu ontem alterar o calendário do Campeonato Paulista para atender à reivindicação dos jogadores de ter 30 dias de férias entre dezembro e janeiro.

"Temos que arrumar um jeito para isso. Poderá ser feito, nada impede", disse o cartola à Folha, em Zurique, onde participa da reunião do Comitê Executivo da Fifa.

Foi a primeira vez que o dirigente se manifestou sobre o tema depois que um grupo de atletas criou um movimento chamado Bom Senso F.C. para reivindicar uma série de mudanças no futebol brasileiro, como diminuição do calendário e punição aos clubes que devem a jogadores.

Paulo André (Corinthians), Rogério (São Paulo) e Alex (Coritiba) estão entre os líderes do grupo, que conta com o apoio de 300 jogadores.

"Se tiverem ideias boas, temos que respeitar, ouvir é bom. É importante que todos sejam ouvidos", afirmou.

De acordo com o calendário inicial da CBF, os Estaduais do ano que vem, incluindo o Paulista, devem começar em 12 de janeiro, sem tempo para pré-temporada.

Algumas federações, como as de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, já cederam e anunciaram a abertura para 19 de janeiro.

Nesta semana, os jogadores formalizaram um pedido de audiência com a CBF, na qual querem discutir cinco pontos: calendário, férias, pré-temporada, fair play financeiro e presença de atletas nas entidades.

Marco Polo Del Nero admite que o campeonato em São Paulo pode seguir o mesmo calendário, mas diz que reduzir jogos do Paulista é tarefa mais difícil do que em outros Estados, porque há 20 clubes na primeira divisão.

O presidente da federação afirmou ainda que a redução do número de jogos no Paulistão, como querem os atletas, pode afetar a situação financeira dos clubes e, consequentemente, dos jogadores.

Ou seja, ele sinaliza um discurso de que aceita discutir as mudanças, mas quer que todos, dirigentes de clubes e jogadores, assumam com a federação as consequências de uma eventual mudança no calendário.

"Isso precisa ser bem discutido porque é dinheiro que entra para os clubes", disse.

Apesar do discurso em tom pacífico, o cartola alfinetou o movimento Bom Senso F.C. ao frisar que o canal correto para debater o tema com clubes e federações seria por meio do sindicato dos atletas.

"Os jogadores têm um canal para utilizar, uma entidade de representação, que é o sindicato", afirmou Del Nero.

"Seria bem melhor. A parada técnica no Campeonato Paulista, por exemplo, foi um pedido do sindicato. O canal certo nós estamos utilizando há vários anos", encerrou.

Silva Junior- 21.jan.2013/Folhapress
Marco Polo Del Nero dá entrevista na Federação Paulista de Futebol
Marco Polo Del Nero dá entrevista na Federação Paulista de Futebol

Endereço da página:

Links no texto: