Folha de S. Paulo


CBF pede 'boa vontade' ao grupo contra o calendário

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pediu "boa vontade" ao movimento formado por 75 jogadores profissionais contra o calendário do futebol nacional.

Ontem, a Folha revelou que os atletas das Séries A e B do Brasileiro articulam uma nova proposta de datas dos jogos para os próximos anos em reação à programação divulgada pela confederação na semana passada.

Para o calendário de 2014, o grupo reivindica férias de 30 dias ininterruptos e uma pré-temporada mais longa. A partir de 2015, o objetivo do movimento é que o calendário seja repensado de forma mais abrangente.

Os jogadores pedem ainda garantia de que os clubes se planejem para pagar os salários em dia.

O movimento tem atletas como Alex (Coritiba), Rogério (São Paulo), Paulo André (Corinthians), Valdivia (Palmeiras), Edu Dracena (Santos), entre outros.

"O próximo ano será excepcional por causa da Copa do Mundo. Tem que existir uma boa vontade de todas as partes", disse o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes.

Editoria de Arte/folhapress

Em 2014, o Brasileiro vai ser interrompido por 45 dias em virtude do Mundial.

"É preciso conciliação. Se tivermos um mês para a pré-temporada e o Brasileiro sendo interrompido durante a Copa, o ano não termina para o futebol. Faltarão datas", afirmou o dirigente.

De acordo com a programação anunciada pela CBF, a próxima temporada terá início em 12 de janeiro de 2014.

Nesse caso, considerando os 30 dias contínuos de férias, os times teriam menos de cinco dias para se preparar para o início dos jogos dos principais estaduais, já que o Brasileiro desse ano terminará no dia 8 de dezembro.

Lopes informou que a CBF propôs aos atletas o parcelamento das férias --24 dias (de 8 de dezembro até 2 de janeiro) e mais dez dias durante a Copa. Mas a proposta não foi aceita pelos jogadores.

"Eles teriam mais de 30 dias de férias, mas não quiseram. Os atletas precisam entender que os clubes têm que se manter em atividade durante todo o ano para pagar os salários deles, que não são baixos", acrescentou Lopes.

O presidente da entidade, José Maria Marin, aceita se reunir em breve com os articuladores do movimento. Até agora, porém, nenhum representante do grupo solicitou audiência com o dirigente.

BATIZADO

O grupo contrário ao calendário da CBF ganhou um nome: "Bom Senso F. C.".

Os jogadores pretendem se encontrar na próxima segunda, em São Paulo, para discutir pontos do projeto.

Alguns treinadores endossaram ontem o movimento. Tite (Corinthians) e Oswaldo de Oliveira (Botafogo) foram convidados para integrar o grupo e aceitaram.


Endereço da página:

Links no texto: