Folha de S. Paulo


Tóquio é eleita sede dos Jogos Olímpicos de 2020

Em votação realizada neste sábado, Tóquio foi eleita a sede da Olimpíada de 2020. A cidade japonesa venceu a eleição contra a turca Istambul por 60 votos a 36. A eleição aconteceu no congresso do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Buenos Aires.

Na primeira rodada de votação, Tóquio obteve 42 votos. Madri e Istambul tiveram 26 cada. Com isso, uma nova votação foi feita e a cidade turca venceu a espanhola por 49 a 45.

A cidade japonesa fez uma ótima apresentação da sua candidatura. Mostrou que tem infraestrutura e dinheiro para realizar as obras --conta com um fundo de reservas de US$ 4,5 bilhões.

Os japoneses souberam conquistar os membros do COI ao repetir diversas vezes durante a apresentação o quanto o esporte é importante no país e o quão comprometidos estão com o "movimento olímpico".

Para a vitória de Tóquio, foi fundamental a fala do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sobre vazamento nuclear em Fukushima. "Será uma honra sediar os Jogos em Tóquio, uma das cidades mais seguras do mundo. Mas sei que muitos estão preocupados com a questão de Fukushima. Isso está sob controle. Não teve e nem terá nenhum dano a Tóquio", afirmou. As duas cidades estão a 250 km de distância uma da outra.

"Peço que leiam além das manchetes. A água contaminada está isolada numa área bloqueada ao redor de Fukushima. Não terá problema hoje e nem no futuro", disse.

E fez um apelo emocional: "Queria dizer que eu conheci um garoto quando visitei a área afetada em Fukushima. E ele estava brincando com uma bola. Aquela bola representa o futuro. Neste momento, crianças estão jogando futebol em Fukushima".


Endereço da página:

Links no texto: