Folha de S. Paulo


Rafaela Silva consegue o 1º ouro feminino do Brasil em um Mundial de judô

A brasileira Rafaela Silva se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de judô, nesta quarta-feira.

Na final da categoria até 57 kg, a carioca (4ª do mundo) derrotou por ippon a americana Mari Malloy (10ª do ranking), responsável pela eliminação da brasileira Ketleyn Quadros nas oitavas de final da competição. Bastou apenas 50 segundos para conseguir aplicar o golpe perfeito. Inicialmente, o árbitro marcou um wazari, mas logo voltou atrás e confirmou o ippon para a brasileira.

"Em outras vezes bati na trave. Nesse ano vim com objetivo de levar a medalha de ouro e consegui. Foi muito bom ganhar. Eu tinha muita chance de ir ao pódio na Olimpíada, mas cometi um erro e fui eliminada", disse a judoca após a luta, lembrando de sua eliminação em Londres, após aplicar um golpe irregular contra a húngara Hedvig Karakas.

No começo de sua caminhada, Rafaela fez uma estreia tranquila contra Hana Carmichael, dos EUA (42ª do mundo). A brasileira avançou para a oitavas de final após conseguir três yukos sobre a americana, que ainda sofreu três punições (shidô).

Em sua segunda luta, Rafaela Silva chegou a dar um susto na torcida. Contra a romena Loredana Ohai (24ª do ranking), ela vencia por três punições e acabou sofrendo um yuko. Mas, faltando dez segundos para o final do combate, Rafaela conseguiu um wazari que decretou a sua vitória.

Nas quartas de final, a judoca carioca voltou mais concentrada e, sem dar susto na torcida, conseguiu o ippon sobre Nora Gjakova, do Kosovo, 27ª do ranking, em pouco mais de dois minutos de luta.

Na semifinal, Rafaela derrotou com um wazari a francesa Automne Pavia, líder do ranking mundial.

O Mundial de judô vai até o próximo domingo, no Rio.


Endereço da página:

Links no texto: