Folha de S. Paulo


Pódio de Alonso na Bélgica traz novo fôlego à Ferrari

Depois de duas corridas sem subir ao pódio, a segunda colocação no GP da Bélgica, anteontem, não apenas recolocou Fernando Alonso na vice-liderança do Mundial de F-1 como também devolveu, nas palavras do próprio ferrarista, o otimismo perdido nas últimas semanas.

Apesar disso, não apenas o espanhol como todos na Ferrari fizeram questão de manter a cautela ao festejar o bom resultado e a aparente melhora de rendimento dos carros da escuderia italiana.

"Este final de semana em Spa-Francorchamps foi bom para recuperarmos a confiança que tínhamos perdido no mês de julho, pois nosso carro parece estar mais competitivo novamente", disse Alonso, que tem 46 pontos a menos que Sebastian Vettel --o vencedor anteontem-- na classificação do campeonato.

"Acho que entendemos o problema e agora estamos caminhando na direção certa, mas agora precisamos diminuir esta desvantagem e continuar melhorando o carro. Quem sabe até conseguir uma sequência de vitórias como o Sebastian fez no ano passado", completou o ferrarista que só deixou de pontuar no GP da Malásia deste ano, quando abandonou após um choque nas primeiras voltas.

Para Stefano Domenicali, chefe da equipe de Maranello, o segundo lugar de Alonso e o sétimo posto de Felipe Massa em Spa foram apenas um primeiro passo. Mas ainda há muito trabalho a fazer.

"Tivemos um mês de julho muito ruim por motivos diferentes e estou satisfeito de ver que estamos de volta", declarou o dirigente italiano.

"Mas, se quisermos chegar no fim do campeonato ainda na disputa pelo título, precisamos dar outro passo em relação à performance do nosso carro. Vimos que a Red Bull melhorou e temos de ter certeza que vamos melhorar mais que eles, pois se existir uma oportunidade, temos que aproveitá-la", declarou.

Apesar de ter visto sua corrida comprometida por uma confusão na primeira curva, que o fez perder várias posições, Massa deixou a Bélgica satisfeito com a melhora no desempenho de sua Ferrari.

"Ritmo nós tínhamos e isso é importante. Sabemos que o circuito era favorável às características do nosso carro, mas acho que as novidades que usamos funcionaram, então imagino que tenha sido uma combinação das duas coisas", disse o brasileiro.

"Agora temos que esperar para ver nas próximas corridas como ele vai se comportar, pois as pistas são bem diferentes", completou Massa.


Endereço da página:

Links no texto: