Folha de S. Paulo


Corpo do ex-goleiro Gylmar é velado em SP; enterro será às 15h

O corpo do ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves, que morreu no domingo, está sendo velado na manhã desta segunda-feira no Cemitério do Morumbi, zona sul de São Paulo. O enterro está marcado para as 15h, no mesmo local.

Gylmar morreu após complicações de um infarto que sofreu havia uma semana. O ex-goleiro, que se recuperava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido em 2000, estava internado desde o dia 8 deste mês, inicialmente, para tratar de uma infecção urinária. Após o infarte, ele não apresentou melhora, segundo seus familiares.

Gylmar foi o único goleiro até hoje que venceu duas Copas como titular. Depois de 1958, repetiria a conquista em 1962, no Mundial do Chile.

Nascido em Santos, começou a carreira no Jabaquara. Impressionava pela facilidade com que saía do gol para evitar cruzamentos e por seu posicionamento correto.

Em 1951, com quase 21 anos, Gylmar foi negociado com o Corinthians. Foi contrapeso na venda de outro atleta, mas se tornou titular e, pelo clube do Parque São Jorge, seria tricampeão paulista (1951, 1952 e 1954) e bi do Rio-São Paulo (1953 e 1954).

O período sem títulos, que começou em 1954 e só terminou em 1977, fez no período o Corinthians se desfazer de jogadores que foram ídolos.

Gylmar foi um deles --ele foi acusado de "vender" um jogo para a Portuguesa e de fazer corpo mole em treinos.

Voltou para a cidade natal, em 1962, para jogar em um dos melhores times da história. O Santos de Pelé. Encerrou a sua carreira em 1969.


Endereço da página:

Links no texto: