Folha de S. Paulo


Torcedores da Gaviões são detidos após briga no Mané Garrincha

Quatro torcedores da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, foram detidos em Brasília, neste domingo, após confusão no intervalo do jogo contra o Vasco, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonado Brasileiro.

Os torcedores foram levados para a 5ª Delegacia de Polícia no Distrito Federal e liberados em seguida. Eles são dirigentes da torcida --dois de São Paulo e dois de Brasília.

Será aberto agora um inquérito para investigar os crimes de tumulto, previsto no Estatuto do Torcedor, desacato e lesão corporal. A investigação deve durar 30 dias e serão utilizadas as câmeras de vídeo do estádio.

A briga ocorreu no intervalo do jogo quando o efetivo da polícia militar do DF, que fazia a divisão da arquibancada, não conseguiu conter a invasão de torcedores da Gaviões na área destinada a torcedores do Vasco.

Com a chegada de mais policiais --e o uso de gás de pimenta-- os torcedores do Corinthians voltaram ao local de origem.

"Você combina uma coisa com a torcida organizada e espera que eles irão cumprir. Cada jogo de futebol é uma experiência para nós em Brasília. Poderemos adotar a divisão de barreiras nos próximos jogos", afirmou o subsecretário de segurança do Distrito Federal, coronel Paulo Roberto Oliveira.

Segundo Oliveira, três policiais foram feridos levemente no confronto. Um deles, Gervaci Bacelar, disse à Folha ter sofrido um chute no rosto, dado por um torcedor do Corinthians.

"Chutaram o meu rosto enquanto tentava separar a briga", afirmou. Segundo Bacelar, um outro policial foi ferido com um golpe de cassetete na cabeça. O equipamento de segurança, de uso da policia, havia sido roubado durante a confusão, de acordo com ele.

O Corpo de Bombeiros confirmou o atendimento a dois torcedores por conta dos confrontos entre as torcidas. Larissa Jaquelina Portugal, 18, torcedora do Corinthians, foi levada para o hospital por ter alergia ao gás de pimenta.

"Estávamos perto da divisão da torcida quando começou a confusão. Acabos sofrendo com o gás", afirmou Kaio Neves, 24, namorada de Larissa.

De acordo com a polícia, torcedores da Gaviões da Fiel tentaram saquear um supermercado em Taguatinga, cidade satélite próxima a Brasília, antes do jogo. Nenhum torcedor foi preso.


Endereço da página:

Links no texto: