Folha de S. Paulo


Corinthians cede empate ao Vasco em jogo com briga nas arquibancadas

Vasco e Corinthians ficaram no 1 a 1 neste domingo, em Brasília, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paulista chegou aos 26 pontos, foi ultrapassado pelo Atlético Paranaense e saiu do G4, ficando na quinta colocação da tabela. O Vasco, que tem 20, permaneceu em 11º lugar.

A partida, disputada no estádio Mané Garrincha, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, teve briga nas arquibancadas entre torcedores dos dois times e a polícia, que chegou a jogar spray de pimenta para tentar conter os ânimos.

Quatro torcedores da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, foram detidos após confusão que aconteceu no intervalo do jogo. Será aberto agora um inquérito para investigar os crimes de tumulto, previsto no Estatuto do Torcedor, desacato e lesão corporal. A investigação deve durar 30 dias.

Veja vídeo

O Corinthians entrou em campo disposto a superar a derrota por 1 a 0 para o Luverdense, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira.

Ante a equipe carioca, começou bem. Forte na marcação e agressivo no ataque, abriu o placar logo aos 4min da etapa inicial, com Paolo Guerrero.

Ao longo dos primeiros 45 minutos, criou as melhores oportunidades e segurou o Vasco, que teve chance de empatar nos chutes de longa distância de Juninho Pernambucano, defendidos por Cássio.

Após o intervalo, porém, o Vasco cresceu em campo e dominou as ações ofensivas. O empate veio aos 9min, quando André recebeu de Juninho e completou para o fundo da rede.

Os paulistas só conseguiram produzir alguma coisa no ataque depois que Alexandre Pato substituiu Emerson, aos 35min. Mesmo assim, foram os donos da casa que estiveram mais próximos da vitória. Aos 43min, Tite sacou Guerrero e colocou Alessandro para segurar o resultado em Brasília.

No próximo domingo, às 16h, o Corinthians recebe o Flamengo no Pacaembu. Às 18h30, o Vasco enfrenta o Cruzeiro no Mineirão.

Antes, no entanto, os dois times têm confrontos válidos pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira, a equipe paulista encara o Luverdense, no Pacaembu, enquanto os cariocas recebem o Nacional-AM na quinta.

O JOGO

O Corinthians imprimiu um ritmo forte no ataque logo no início da partida. Não por acaso, abriu o placar aos 4min, quando Edenílson recebeu na direita, levantou na área e Paolo Guerrero completou para o fundo do gol.

Pouco depois, aos 9min, o atacante peruano descolou bom cruzamento na área e Douglas cabeceou forte para carimbar o travessão.

No decorrer da primeira etapa, o Vasco conseguiu equilibrar o jogo. As melhores chances dos cariocas saíram dos pés de Juninho Pernambucano, que acertou dois chutes venenosos de fora da área e exigiu reflexo de Cássio.

Os visitantes continuaram chegando com perigo até os minutos finais, principalmente com Douglas, Danilo e Guerrero. Aos 42min, o goleiro Diogo Silva saiu bem do seu posto e impediu que Guerrero recebesse sozinho na área.

No segundo tempo, o jogo mudou de figura. O Vasco passou a dominar as ações ofensivas e infernizou a vida de Cássio.

O empate não demorou. Aos 9min, numa vacilada corintiana, a bola caiu nos pés de Juninho Pernambucano, que tocou para André. O camisa 9 soltou o pé e deixou tudo igual no placar do Mané Garrincha.

Marlone, duas vezes, quase virou para os donos da casa ao tirar tinta da trave em chutes de fora da área.

A melhor oportunidade do time visitante na etapa final veio numa tabela de Guerrero e Romarinho, que recebeu a bola limpa na área e bateu para fora. Aos 43min, Tite sacou Guerrero e colocou Alessandro para segurar o 1 a 1 fora de casa.

Com Matheus Leitão, de Brasília


Endereço da página:

Links no texto: