Folha de S. Paulo


Vettel vence o GP da Bélgica e Massa termina em 7º; Greenpeace protesta antes da prova

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu de ponta a ponta o GP da Bélgica de F-1, neste domingo, no circuito de Spa-Francorchamps. Foi o quinto triunfo do piloto nesta temporada, o que aumenta ainda mais sua liderança no campeonato, com 197 pontos.

Na primeira volta, o tricampeão mundial ultrapassou o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, que largou na pole, e não foi mais incomodado na liderança.

Sua segunda vitória no circuito belga também foi a 31ª vitória na carreira, igualando o recorde do inglês Nigel Mansell entre os maiores vencedores da F-1. Vettel fica atrás apenas do espanhol Fernando Alonso (32), Ayrton Senna (41), do francês Alain Prost (51) e do alemão Michael Shumacher (91).

Após largar em nono, Alonso, da Ferrari, fez uma prova de recuperação e terminou no segundo lugar. Com uma boa largada, o ferrarista pulou da nona para a quinta posição na primeira volta e, com ultrapassagens e estratégia nas trocas de pneus, evitou que Vettel disparasse ainda mais na liderança do campeonato. O espanhol chegou a 151 pontos.

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes completou o pódio na terceira posição. Seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, terminou na quarta colocação.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, chegou em quinto, logo à frente do inglês Jenson Button, da McLaren.

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, largou em décimo e chegou três posições à frente, em sétimo. Na largada, ele caiu duas posições, mas conseguiu se recuperar e, no fim, ultrapassou o francês Romain Grosjean, da Lotus, que ficou em oitavo.

Já o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, abandonou a prova na 27ª volta por conta de um superaquecimento nos freios. Com isso, Raikkonen quebrou uma sequência inédita de 27 corridas completadas na zona de pontuação, um recorde absoluto na F-1.

Com o abandono, o finlandês permaneceu com 134 pontos e perdeu a vice-liderança para Alonso e a terceira colocação para Hamilton, que foi a 139.

A próxima corrida acontece no dia 8 de setembro, no circuito de Monza, na Itália.

PROTESTO

Antes do início da prova, ativistas do Greenpeace escalaram a arquibancada principal do circuito e desfraldaram uma bandeira em protesto contra a Shell, uma das patrocinadoras do GP belga e também da Ferrari.

Com a mensagem "Arctic Oil? Shell no!" (Óleo no Ártico? Não, Shell!"), os ativistas protestam contra os planos da empresa para explorar petróleo no Ártico. Dois ativistas pularam de parapente com mensagens para divulgar a campanha "Salve o Ártico".

Eric Lalmand/AFP
Ativistas do Greenpeace escalam arquibancada do circuito de Span-Francorchamps e colocam bandeira contra a Shell antes do início do GP da Bélgica
Ativistas do Greenpeace escalam arquibancada e colocam bandeira contra a Shell antes do início do GP da Bélgica

A empresa cancelou este ano a exploração em campos offshore no Ártico, após inúmeros problemas no ano passado, mas planeja enviar navios para estudar novos locais para prospectar petróleo no mar de Chukchi e Beaufort.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que o Ártico possua 13% do petróleo não descoberto no mundo e 30% de seu gás.

No mês passado, os ativistas escalaram o edifício mais alto da Europa Ocidental, em Londres, para protestar contra a empresa.

Com a Reuters

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA BÉLGICA
1 Sebastian Vettel (ALE) Red Bull 1h23min42s196
2 Fernando Alonso (ESP) Ferrari +16s8
3 Lewis Hamilton (ING) Mercedes +27s7
4 Nico Rosberg (ALE) Mercedes +29s8
5 Mark Webber (AUS) Red Bull +33s8
6 Jenson Button (ING) McLaren +40s7
7 Felipe Massa (BRA) Ferrari +53s9
8 Romain Grosjean (FRA) Lotus +55s8
9 Adrian Sutil (ALE) Force India 1min09s54
10 Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso 1min13s47
11 Sergio Perez (MEX) McLaren 1min21s93
12 Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso 1min26s74
13 Nico Hulkenberg (ALE) Sauber 1min28s20
14 Esteban Gutierrez (MEX) Sauber 1min40s30
15 Valtteri Bottas (FIN) Williams 1min47s00
16 Giedo van der Garde (HOL) Caterham a uma volta
17 Pastor Maldonado (VEN) Williams a uma volta
18 Jules Bianchi (FRA) Marussia a uma volta
19 Max Chilton (ING) Marussia a duas voltas
20 Paul di Resta (ESC) Force India não completou
21 Kimi Raikkonen (FIN) Lotus não completou
22 Charles Pic (FRA) Caterham não completou

Endereço da página:

Links no texto: