Folha de S. Paulo


Tribunal rejeita pedido de time ucraniano para voltar à Champions

O CAS (Corte de Arbitragem do esporte) rejeitou nesta sexta-feira o pedido do Metalist, da Ucrânia, para ser reintegrado na Copa dos Campeões enquanto aguarda o julgamento de um recurso contra a suspensão europeia imposta ao clube na temporada 2013/2014.

A decisão significa que o grego Paok, que foi derrotado pelo Metalist na etapa anterior, entra em seu lugar e vai enfrentar o Schalke 04 por uma vaga na fase de grupos.

O Metalist, vice-campeão da liga ucraniana na última temporada, foi suspenso pela Uefa na terça-feira por envolvimento em um caso de manipulação de resultados em 2008 no campeonato nacional.

A exclusão decorre da punição imposta pela federação ucraniana ao Metalist e ao Karpaty por combinarem o resultado da partida. Na ocasião, o placar foi de 4 a 0 para o Metalist. Quatro jogadores acabaram suspensos e o diretor Yevhen Krasnikov foi banido do esporte por cinco anos.

A decisão irritou os brasileiros que trabalham no clube ucraniano, que reclamaram da punição.

Com uma estratégia semelhante ao seu rival Shakhtar Donetsk --que conta com 11 brasileiros no elenco--, defendem o Metalist os meias Cleiton Xavier (ex-Palmeiras), Diego Souza (ex-Cruzeiro), o meia-atacante Marlos (ex-São Paulo), o lateral esquerdo Marcio Azevedo (ex-Botafogo) e o zagueiro Rodrigo Moledo (ex-Inter-RS).

"A gente sabia que o clube poderia ser punido. Era outra diretoria e não tem nada a ver com nosso trabalho. Mas a Uefa é muito rígida e eles não iriam deixar passar isso. Pena ter sido definido agora, em nosso melhor momento", disse o preparador físico Michel Huff dos Santos, 37, está no Metalist desde 2011.

"A gente fica triste porque trabalhamos duro e fizemos uma campanha histórica na temporada passada. E a pena imposta é por supostos problemas do passado, quando a maioria dos jogadores nem estava no time", disse o ex-palmeirense.

No mês passado, o clube turco Fenerbahçe, banido de competições europeias por dois anos por seu envolvimento também em um caso de manipulação de resultados, foi provisoriamente reintegrado à Copa dos Campeões pelo CAS, com um recurso pendente.

O time turco venceu o Salzburg na terceira rodada eliminatória da competição e agora vai enfrentar o Arsenal.

Com a Reuters


Endereço da página:

Links no texto: