Folha de S. Paulo


'Shogun' rebate provocação de Sonnen e diz que rival terá que 'mostrar no octógono'

O brasileiro Maurício "Shogun" Rua finalmente respondeu às provocações de Chael Sonnen, americano que ganhou fama com provocações aos brasileiros e a quem enfrenta em um duelo do UFC, sábado, em Boston.

"O cara que fala, promete isso ou aquilo, tem que provar. Não adianta falar e não provar dentro do octógono, e isso só será possível no sábado. O que pode acontecer com ele falando muito é me incentivar cada vez mais", afirmou à Folha "Shogun", ex-campeão meio-pesado do UFC e do Grand Prix do extinto Pride, competição japonesa de MMA, artes marciais mistas. "É no octógono [ringue do UFC] que rola o que realmente importa."

O americano divulgara esta semana um poema no qual provoca "Shogun" e outro brasileiro, Wanderlei Silva, ex-campeão do Pride, ambos "crias" da academia Chute Boxe, em Curitiba.

"No dia 17 de agosto haverá uma luta. O protetor de tela de todo mundo será o rosto de Wanderlei. Não carrancudo, fazendo beiço, batendo os punhos, brigando com o inglês ou rolando o pulso.

Rafael Andrade - 27.ago.2011/Folhapress
Shogun' comemora sua vitoria no UFC Rio
'Shogun' comemora sua vitoria no UFC Rio de 2011

Mas observando em horror enquanto os paramédicos tentam reviver seu pequeno comparsa "Shogun", que cometeu o erro de furar a fila no meu caminho até seu chefe, e acabou nocauteado, e teve de explicar sua derrota na coletiva de imprensa enquanto Wanderlei, lá fora, tenta conseguir um táxi para um passeio cheio de horror até o aeroporto, ou melhor, para as docas para [Shogun] entrar escondido em um barco para o Brasil, onde tentará se esconder deste gangster que o deixará de pernas para o ar e acabará com sua carreira." Chael Sonnen

"O Chael pode falar o que quiser que não vai me tirar da linha", reforçou "Shogun". "Sempre entro focado na luta."

O paranaense recordou outras oportunidades em que adversários o provocaram e acabaram sendo derrotados. Foi o caso de "Rampage" Jackson, a quem bateu no primeiro assalto.

"Lembro do 'Rampage' no Pride, onde ele falou muito e acabei vencendo a luta. Nunca liguei para provocações de adversários, já enfrentei muitos que adotam essa estratégia e nunca funcionou."

Por pouco Sonnen não foi o primeiro adversário a bater Anderson Silva no UFC. O americano dominou o brasileiro por quatro assaltos e meio, até ser derrotado quando Anderson aplicou um triângulo, uma espécie de chave.

Mas o americano é famoso pela forma como provoca os brasileiros.

Disse que no Brasil falta artigos como sabão ou computadores, que no país ao abaixar a cabeça para fazer uma reverência você provavelmente levará um soco na cabeça e sumirão com sua carteira, além de ter entrado em polêmica com "Minotauro" Nogueira, Wanderlei Silva e Vitor Belfort.


Endereço da página:

Links no texto: