Folha de S. Paulo


Com 5 brasileiros, time ucraniano é excluído da Champions por manipulação

Com cinco brasileiros no elenco, o Metalist, da Ucrânia, foi excluído da atual edição da Copa dos Campeões em decorrência de um escândalo de manipulação de resultados em jogos da liga nacional, em 2008, disse a Uefa nesta quarta-feira.

A equipe jogaria neste mês contra o alemão Schalke 04 uma vaga na fase de grupos da principal competição europeia de clubes. Mas, há dez dias, o clube perdeu um recurso na Corte de Arbitragem do Esporte relativo ao caso de 2008.

O time vice-campeão ucraniano já havia eliminado o grego Paok numa primeira fase eliminatória da Champions. A Uefa informou que o Paok vai substituir o clube ucraniano na fase preliminar e vai enfrentar o Schalke 04 por uma vaga na fase de grupos do torneio europeu.

O Metalist ainda pode recorrer da decisão da Uefa junto à própria Corte de Arbitragem, mas a decisão pode sair só depois do início da fase de grupos. Em caso de resultado favorável aos ucranianos, a competição poderia mergulhar na confusão.

A equipe ucraniana conta em seu elenco com cinco jogadores brasileiros: o zagueiro Rodrigo Moledo, ex-Inter-RS, o meia Cleiton Xavier, ex-Palmeiras, o lateral esquerdo Márcio Azevedo (ex-Botafogo), o meia-atacante Marlos (ex-São Paulo) e o meia Diego Souza, que deixou o Cruzeiro recentemente. O time ainda tem o meio-campista Edmar, nascido em Mogi das Cruzes (SP) mas naturalizado ucraniano.

A Corte de Arbitragem já autorizou a volta do Fenerbahçe à Copa dos Campeões enquanto analisa o mérito de um recurso do clube turco contra uma suspensão de dois anos nas competições europeias, também após um caso de manipulação de resultados.

Uma decisão sobre esse caso está prevista para 28 de agosto, um dia depois de o Fenerbahçe fazer o jogo de volta contra o inglês Arsenal na última rodada da fase preliminar.


Endereço da página:

Links no texto: