Folha de S. Paulo


Rodrigo Caio escapa de rodízio e vira onipresente no São Paulo

Nada de Rogério, Rafael Toloi, Jadson, Ganso, Osvaldo ou mesmo Luis Fabiano.

O jogador de quem o técnico Paulo Autuori não abre mão desde que retornou ao São Paulo, pouco mais de 20 dias atrás, é Rodrigo Caio.

O volante de 19 anos é o único que foi titular nos oito jogos da gestão do treinador e viajou ao Japão para a Copa Suruga, às 7h desta quarta-feira.

Preocupado com o desgaste da viagem e da maratona de partidas, o São Paulo vai escalar um time misto contra o Kashima Antlers, no confronto oficial entre os campeões das Copa da Liga japonesa e Sul-Americana.

Os zagueiros Paulo Miranda e Rafael Toloi, o volante Fabrício, o meia Jadson e o atacante Osvaldo foram liberados a voltar ao Brasil após a vitória por 2 a 0 no Benfica, sábado, para se prepararem para o desafio da Série A.

A delegação são-paulina só desembarca no país na sexta-feira. E no domingo já enfrenta a Portuguesa, em confronto direto entre integrantes da zona de rebaixamento.

Apesar de ser o jogador que mais atuou nas últimas semanas, Rodrigo Caio escapou do rodízio. Também não foi poupado quando Autuori optou por escalar um time quase todo reserva no amistoso ante o Milan, na última quinta.

Até Rogério, famoso por ser fominha e jogar todas as partidas, ficou no banco na derrota por 1 a 0 para os italianos, um dia após outro insucesso, 2 a 0 ante o Bayern.

Promovido ao elenco adulto em 2011, Rodrigo Caio só se firmou entre os titulares do São Paulo neste ano, com Ney Franco. E, apesar de criticado por algumas atuações ruins, virou onipresente desde a chegada de Autuori.

A versatilidade ajuda a mantê-lo no time. O jogador já foi escalado como volante, lateral direito, lateral esquerdo e até como zagueiro.

Sua escalação também agrada ao presidente Juvenal Juvêncio, que não esconde de ninguém que apoia a utilização maciça de jogadores criados no CT de Cotia, a casa das categorias de base do clube.

Rodrigo Caio, em campo antes do jogo do São Paulo contra o Santos no Campeonato Paulista
Rodrigo Caio, em campo antes do jogo do São Paulo contra o Santos no Campeonato Paulista

Endereço da página:

Links no texto: