Folha de S. Paulo


Sem Valdivia, Palmeiras fica mais previsível e explora mais o 'chuveirinho'

Pela primeira vez desde a retomada da Série B após a Copa das Confederações, há um mês, o Palmeiras não terá Valdivia em campo, hoje, às 19h30, contra o São Caetano, no estádio Anacleto Campanella, no ABC.

Decisivo nas últimas seis rodadas, quando retornou ao time após 114 dias afastado por lesão --deu três assistências e fez dois gols-- o meia chileno será poupado por causa da sequência de dois jogos por semana.

Sem o camisa 10, que está invicto na Série B --cinco vitórias e um empate--, o torcedor palmeirense pode esperar menos gols, menos dribles, e mais "chuveirinhos" para manter a liderança do campeonato.

Nas seis primeiras rodadas, quando Valdivia foi desfalque e o time venceu quatro e perdeu duas partidas, o Palmeiras fez só oito gols, 56% a menos do que os 18 marcados nos jogos em que o chileno foi relacionado pelo técnico Gilson Kleina.

A ausência de Valdivia também deixa o Palmeiras mais previsível em campo.

Segundo dados do Datafolha, os dribles caem pela metade (de 118 para 58) e os cruzamentos da intermediária mais do que dobram, de 26 para 68 lances.

Para reverter esse cenário, que foi construído quando o armador era Tiago Real, negociado com o Náutico no mês passado, Kleina aposta no meia Mendieta, que substituirá Valdivia pela primeira vez em tempo integral.

Caberá ao paraguaio dar assistências para a dupla de ataque Leandro e Alan Kardec, que já marcaram juntos sete gols na Série B. Se Mendieta não render, como no jogo contra o Bragantino, Kleina terá no banco Serginho e Felipe Menezes.

"Gosto de jogar com um centroavante. Ajuda mais, tromba e sobra mais bolas para mim. Ou então fazer uma tabela. Acho que não facilita só para mim, mas para o time todo", disse Leandro sobre o companheiro de ataque.

Homem de referência, Kardec terá papel ainda mais importante hoje no acanhado estádio do São Caetano, onde o Palmeiras sempre encontrou dificuldades.

Nas 14 vezes em que atuou no Anacleto Campanella contra o time casa, o alviverde venceu quatro jogos, empatou quatro --inclusive nesta temporada, 1 a 1, pelo Campeonato Paulista--, e perdeu seis confrontos.

Rebaixado no Estadual, o São Caetano também não vive bom momento na Série B. O time de Marcelo Veiga é apenas o 17º colocado, o primeiro na zona de rebaixamento, e vem de uma derrota de virada para o Icasa, jogando no Ceará.

Rubens Cavallari - 22.jun.2013/Folhapress
Mendieta chuta a bola durante treino do Palmeiras
Mendieta chuta a bola durante treino do Palmeiras; atleta será o substituto de Valdivia contra o São Caetano

Endereço da página:

Links no texto: