Folha de S. Paulo


Valderrama é anunciado como técnico da seleção indígena de futebol da Colômbia

O ex-jogador Valderrama, 51, será o protagonista da 1ª Copa América Indígena de Futebol, que acontecerá na Colômbia, em 2014. Ele foi anunciado como treinador da seleção colombiana. O ex-atacante Faustino Asprilla, 43, com passagem pelo futebol brasileiro, foi escolhido como assistente técnico.

"Estamos muito contentes com esta responsabilidade, vamos ter a possibilidade de realizar a primeira copa indígena aqui na Colômbia. É também uma oportunidade ao povo indígena que mostre a sua qualidade e talento para defender o país", disse Valderrama à imprensa colombiana.

"É um ícone do futebol na Colômbia e no mundo. Além disso, admiramos a sua humildade e disposição", afirmou o secretário-geral da Onic (Organização Nacional Indígena da Colômbia), Juvenal Arrieta após o anúncio feito na última terça-feira.

Mauricio Duenãs/Efe
Valderrama (centro) conversa com jogadores indígenas após anúncio de que o ex-meia será o treinador da seleção de futebol indígena
Valderrama (centro) conversa com jogadores indígenas após anúncio do ex-meia como treinador da seleção de futebol indígena

Já confirmaram a presença na competição o México, Brasil, Paraguai, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, peru, Panamá, Venezuela, Equador, Bolívia e Chile.

A escolha dos indígenas colombianos para fazer parte da seleção ocorrerá durante eliminatórias regionais que estão em andamento.

O torneio foi criado pelas organizações indígenas da América Latina com o objetivo de dar mais visibilidade aos direitos dos indígenas, além de criar uma alternativa contra o recrutamento dos jovens por parte da guerrilha na Colômbia, afirmou Arrieta.

Deste encontro ficou acordado em seu criar a Federação Indígena Esportiva dos Povos Originários, para buscar a integração entre os indígenas da região, sob o marco das práticas esportivas e jogos tradicionais.

O comitê técnico da competição volta a se reunir em novembro no Brasil para dar prosseguimento na organização do torneio.

Guillermo Legaria/AFP
Valderrama (dir.) posa para fotos ao lado do secretário-geral da Onic, Juvenal Arrieta, e o técnico da seleção indígena do Equador, Roberto Alulima
Valderrama (dir.) ao lado do secretário-geral da Onic, Juvenal Arrieta, e o técnico da seleção indígena do Equador, Roberto Alulima

Valderrama e Asprilla disputaram a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, ao lado de outros jogadores conhecidos como o goleiro Higuita e o meio-campista Freddy Rincón.

O período dourado da seleção colombiana teve o ápice em 1993. Neste ano, a Colômbia fez 5 a 0 n Argentina, na casa dos adversários, pelas eliminatórias para o Mundial.

Com a boa campanha, Colômbia chegou à Copa apontada por Pelé como favorita ao título. Apesar da grande expectativa, o time fracassou. Ficou na lanterna do seu grupo e não passou da primeira fase, com derrotas para Romênia, Estados Unidos e vitória diante da Suíça.

Mauricio Duenãs/Efe
Valderrama bate bola com um jogador indígena após o anúncio de que o ex-meia será treinador da seleção indígena de futebol
Valderrama bate bola com um jogador indígena após o anúncio de que o ex-meia será treinador da seleção indígena de futebol

Endereço da página:

Links no texto: