Folha de S. Paulo


'Ainda vou te dar muitas medalhas', diz brasileira ao técnico após 4º lugar no Mundial

Fernando Vanzella desceu as escadas correndo e foi abraçar Etiene Medeiros enquanto ela ainda dava entrevistas. Ele parecia não acreditar no que a nadadora de 22 anos acabara de realizar.

Com o quarto lugar nos 50 m costas, a pernambucana conseguiu o melhor resultado feminino na piscina na história dos Mundiais.

Atingiu o feito após ter os óculos estourados enquanto aguardava ser chamada para disputar a prova. Nadou com um par emprestado.

"Eu ainda vou te dar muitas medalhas", afirmou Etiene, abraçada ao treinador, que parecia ter ficado mais nervoso do que ela.

"Se na hora os óculos quebraram, quebraram. Tem outro? Não? Então nada sem", afirmou a nadadora.

Etiene disputou seu segundo Mundial --foi a Xangai-2011. Pela primeira vez, conseguiu chegar à briga pelo pódio. E queria mais.

"Queria medalha. Queria voltar com aquela coisinha linda e maravilhosa para casa. Mas na natação e em qualquer esporte é assim, você luta, luta, luta para virem vitórias e derrotas e você vai aprendendo", afirmou.

Etiene nadou os 50 m costas em 27s83. A chinesa Zhao Jing ganhou o ouro com 27s29, seguida pela compatriota Fu Yuanhui (27s39). A japonesa Aya Terakawa chegou em terceiro (27s53).

A brasileira acredita que seu feito pode ajudar a natação feminina, que não tem conseguido resultados expressivos em nível internacional. A melhor posição em Mundiais era o quinto lugar de Gabriella Silva nos 100 m borboleta em Roma-2009.

"Vai dar energia para as outras meninas. Sempre falam que a natação feminina é isso, é aquilo. Eu tenho sangue nordestino, tenho uma raivinha", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: