Folha de S. Paulo


Na estreia de Luxemburgo, Flu vence Cruzeiro e encerra jejum; Atlético-MG perde em casa

Na estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo no comando do Fluminense, a equipe carioca derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, no Maracanã, no Rio, nesta quarta-feira.

O gol da vitória saiu aos 32min do segundo tempo, com Fred, que perdeu um pênalti no primeiro tempo. O resultado encerra uma sequência de quatro derrotas na competição (cinco se contar também a Libertadores) e, com 12 pontos, afasta o clube da zona do rebaixamento.

Já o Cruzeiro tem quebrada uma sequência de seis triunfos seguidos no campeonato.

Nelson Almeida/Divulgação/Fluminense FC
Fred finaliza durante partida entre Fluminense e Cruzeiro, pelo Brasileiro
Fred chuta em gol durante partida entre Fluminense e Cruzeiro, pelo Brasileiro

O Cruzeiro dominou o primeiro tempo. Com toques rápidos e jogadas envolventes entre Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Vinícius Araújo, os mineiros quase abriram ao placar em três oportunidades.

Em uma delas, aos 28min, Everton Ribeiro dominou a bola pela meia direita, rolou par ao lateral Mayke, que serviu Vinícius Araújo dentro da área. O atacante entrou de carrinho e mandou a bola no poste esquerdo do goleiro Diego Cavalieri.

Com dores na coxa, o meia Deco saiu vaiado aos 37min para a entrada de Felipe. Apesar da mudança, o duelo permaneceu sob o controle dos cruzeirenses.

No entanto, o árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio anotou pênalti aos 44min de Mayke em Wagner. Na cobrança, Fred chutou no canto esquerdo. Fábio defendeu e, no rebote, o camisa 9 desperdiçou e finalizou para nova defesa do goleiro cruzeirense.

Nelson Perez/Divulgação/Fluminense FC
Vanderlei Luxemburgo concede entrevista antes do início de Fluminense x Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro
Vanderlei Luxemburgo concede entrevista antes do início de Fluminense x Cruzeiro, pelo Brasileiro

Na segunda etapa, a partida ficou mais aberta, com as duas equipes atacando sem guardar posição.

A melhor chance foi do Cruzeiro. Aos 22min, o lateral Egídio fez a fila, se livrou da marcação e, de calcanhar, rolou para Éverton Ribeiro, que chutou no canto direito. Diego Cavalieri espalmou e a bola ainda bateu na trave.

Mas quem fez o gol solitário da noite foi o Fluminense. Aos 32min, Fred fez o pivô e rolou para Felipe, que abriu na ponta esquerda. Carlinhos cruzou na área, Kennedy tentou uma jogada de voleio, mas furou. A bola quicou e sobrou para Fred que, de cabeça, mandou para a rede adversária.

No próximo sábado, o Cruzeiro recebe o Coritiba, no Mineirão. No dia seguinte, o Fluminense vai até Campinas para enfrentar a Ponte Preta.

DEMAIS JOGOS

De virada, o Atlético-MG perdeu para o Atlético-PR por 2 a 1, em Belo Horizonte. O resultado acaba com uma invencibilidade de 38 jogos do clube mineiro no estádio Independência --desde sua reinauguração, em maio do ano passado.

A partida também marcou a despedida do atacante Bernard, que tem propostas para ir para o futebol europeu.

Após o jogo, o técnico Cuca afirmou que o jogador não será escalado para a próxima partida --no domingo, ante o Flamengo--, ele viajará para definir os últimos detalhes para a transferência.

Em sua despedida, Bernard abriu o placar aos 35 min e foi expulso ao tomar o segundo amarelo por tirar a camisa na comemoração.

Cinco minutos depois, o meio-campista Éverton empatou para os paranaenses. Aos 42 min, o atacante Ederson fez o gol da vitória.

No Canindé, Portuguesa e Criciúma empataram por 1 a 1. O meia Bruno Henrique abriu o placar para os donos da casa aos 24min da etapa final. Mas o meio-campista Elton igualou o placar aos 48min.

O resultado mantém a Lusa na penúltima posição, agora com oito pontos. Os catarinenses vão a 11 pontos. No domingo, os paulistas visitam o Vitória, enquanto o Criciúma recebe o Corinthians.


Endereço da página:

Links no texto: