Folha de S. Paulo


Veja quem vai disputar o Mundial de Clubes com o Atlético-MG no Marrocos

Com o inédito título da Taça Libertadores garantido, o Atlético-MG confirmou a presença no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro.

Dono de três taças continentais (tem duas Copa Conmebol), será a primeira vez que o time mineiro disputará o torneio, que este ano ocorre no Marrocos.

O Mundial de Clubes será disputado entre 11 e 21 de dezembro no sistema eliminatório (primeira fase, quartas de final, semifinal e final), além da definição de quinto e terceiro.

Além do Atlético-MG, outros quatro participantes já garantiram vaga: Auckland City (Nova Zelândia), Bayern de Munique (Alemanha), Monterrey (México) e Raja Casablanca (Marrocos; representante do país-sede).

Será a primeira vez que a África receberá o torneio da Fifa. Geralmente o Japão é a sede. Foram 31ª edições no país asiático --seis sob organização da Fifa e outras 25, entre 1980 e 2004. As cidades-sedes serão Marrakech e Agadir.

Os representantes da América do Sul e da Europa iniciam na semifinal e só podem se encontrar na final (se triunfarem) ou na decisão de terceiro lugar.

Falta definir os representantes de África e Ásia, que serão conhecidos em novembro.

CLASSIFICADOS

O Bayern de Munique está volta ao Mundial após mais de dez anos. Campeão da Copa dos Campeões, o time alemão participará pela primeira vez da edição moderna do torneio.

Os dois títulos conquistados pelo Bayern (1976 e 2001) foram no formato antigo, que reunia o campeão da América do Sul contra o campeão Europeu.

O clube chega ao torneio credenciado por ter eliminado também o Barcelona de Messi na Europa. Vence o rival na semifinal da Copa dos Campeões com duas vitórias (4 a 0 e 3 a 0).

Hoje, o time alemão reúne alguns do jogadores mais badalados do mundo, além de ter o técnico espanhol Pep Guardiola, bicampeão mundial em 2009 e 2011 pelo Barcelona.

Na campanha europeia, o Bayern eliminou Arsenal (oitavas), Juventus (quartas), Barcelona (semifinal) e Borussia Dortmund (final). Na fase de grupos, foi o primeiro em uma chave com Valencia, Bate e Lille. Foram 13 jogos, com dez vitórias, um empate e duas derrotas, além de 31 gols pró e 11 gols contra.

Outro classificado é o mexicano Monterrey, que sagrou-se tricampeão nas Américas do Norte e Central e Caribe, e tentará ir além da semifinal do Mundial neste ano. Na campanha continental, o time venceu oito jogos e empatou dois. Bateu o Santos Laguna na final.

O Auckland City, campeão da Oceania, irá disputar o Mundial de Clubes pela quinta vez na história. Mais novo entre os participantes (nove anos), o clube tem jogadores amadores e poucas pretensões na competição. Se avançar pelo primeiro mata-mata já sairá satisfeito.

Já o Raja Casablanca reencontra o torneio após 13 anos. O time marroquino participou da primeira edição promovida pela Fifa, em 2000, mas foi eliminado na fase inicial perdendo, entre outros, para o Corinthians. Agora entrará como representante do país-sede após sagrar-se campeão do campeonato nacional. Em 30 jogos, foram 19 vitórias, nove empates e apenas duas derrotas.

Julio Cesar Aguilar - 01.mai.2013/AFP
Jogadores do Monterrey comemoram título da Liga dos Campeões da Concacaf
Jogadores do Monterrey comemoram título da Liga dos Campeões da Concacaf

Endereço da página:

Links no texto: