Folha de S. Paulo


Santos aposta na base na Copa do Brasil em 1ª decisão sem Neymar

O Santos de Claudinei Oliveira fará hoje contra o Crac-GO, em Catalão, às 21h50, a primeira decisão após a venda de Neymar, em maio.

O time busca vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil após o 1 a 1, em Santos.

Para avançar, terá de vencer ou empatar por dois ou mais gols. Novo 1 a 1 levará a definição para os pênaltis.

O duelo será um teste para os novos Meninos da Vila. Isso porque o técnico relacionou 14 jogadores oriundos da base e só seis "forasteiros".

Quatro dos cinco mais experientes do elenco ficaram foram da lista. Casos do zagueiro Edu Dracena, do lateral esquerdo Léo e dos meias Montillo e Cícero. Assim, o mais velho em campo hoje será o zagueiro Durval, 33.

Zanone Fraissat - 1º.jun.2013/Folhapress
O técnico Claudinei Oliveira durante partida do Santos
O técnico Claudinei Oliveira durante partida do Santos

"Léo, Montillo e Cícero vinham numa sequência longa de jogos, e Edu Dracena se recuperou de uma lesão. [Ficaram fora] por precaução", justificou ontem Claudinei.

O meio de campo será o setor afetado. Sem Arouca, que se recupera de lesão no joelho esquerdo, só há jogadores da base disponíveis.

Sete meninos podem ser titulares hoje se o técnico optar pelo lateral Emerson Palmieri em vez do chileno Mena, que ainda não estreou.

Desde que Claudinei assumiu o time, em junho, foram setes jogos, e o número de jogadores da base titulares nunca passou de três.

As recentes atuações fizeram os garotos ganharem um voto de confiança e, diante do lanterna da Série C, eles terão oportunidade de mostraram se estão prontos.

Mas um sucesso não significará vaga certa contra a Ponte Preta, sábado, na nona rodada do Brasileiro. Assim como um fracasso não "queimará" os jogadores.

A escolha, no entanto, fez com que o técnico fosse questionado se o time não estaria preterindo a Copa do Brasil pela Sul-Americana, torneio que reunirá os eliminados da taça nacional e que também dá vaga na Libertadores.

"Com a qualidade do Santos, não podemos escolher adversários ou competição."

DESGASTE

Ontem, a equipe demorou mais de três horas para embarcar de Cumbica, em Guarulhos, para Uberaba, de onde seguiria de ônibus para Catalão. O motivo foi o mau tempo no aeroporto mineiro. O time nem sequer treinou.

Mauro Horita - 25.jan.13/Agif/Folhapress
Neilton (acima) e Giva comemoram o título do Santos na Copa São Paulo de futebol júnior
Neilton (acima) e Giva comemoram o título do Santos na Copa São Paulo de futebol júnior

Endereço da página:

Links no texto: