Folha de S. Paulo


Cuca carrega fama de ranzinza e supersticioso

Sem ganhar um título de expressão na carreira como treinador, Cuca, 50, tem a chance de quebrar o tabu e em grande estilo nesta quarta-feira, quando o Atlético-MG enfrenta o OlImpia no Mineirão, às 21h50, no segundo jogo da final da Taça Libertadores.

Em seus quase 30 anos de carreira entre jogador e técnico, Cuca carrega a fama de ranzinza e supersticioso.

"Ele era muito ranzinza. Reclamava com os árbitros das faltas que recebia e reclamava também quando a falta não era marcada. Vejo que ele ainda reclama da arbitragem", contou o ex-técnico Rubens Minelli, 84, que foi treinador de Cuca.

Apesar de negar, Cuca também se apega à fé e superstição. Na semana passada, a Fifa relatou em uma matéria que o treinador é frequentemente associado a um suposto apego aos amuletos de sorte.

Uma das histórias contadas é que o técnico não gosta que o ônibus que leve a delegação dê ré. Outra superstição comentada é que o treinador sempre entra com o pé direito em campo.

No jogo de volta pela semifinal da Libertadores contra o Newell's Old Boys, Cuca acompanhou ajoelhado, e vestido mais uma vez com uma camiseta estampada com a imagem de Nossa Senhora, a classificação atleticana à final. Ele costuma também carregar o terço no bolso da calça.

"Ele sempre teve muita fé. É de uma família muito religiosa. Ele pedia para deixar a concentração aos domingos e ir à missa. Ele tinha a autorização para ir. O bom senso diz que não se deve proibir", disse o técnico Cláudio Duarte, 62, que também foi treinador de Cuca

Em 1989, Duarte dirigiu Cuca no Grêmio. Na oportunidade, o ex-meia marcou o gol que garantiu ao clube gaúcho o título da Copa do Brasil.

Rubens Minelli e Cláudio Duarte elogiam o ex-meia como jogador. "Era um jogador dedicado, que pensava no coletivo. Ele sempre estava disposto a colaborar", conta Duarte. "Era um meia moderno, que atacava, defendia e chutava muito bem ao gol. Tinha muita personalidade", diz Minelli.

Fernando Bizerra Jr. - 27.jul.2013 /Efe
Cuca corre em treino do Atlético-MG
Cuca corre em treino do Atlético-MG

Endereço da página:

Links no texto: