Folha de S. Paulo


Brasileiras fazem 'jogo de equipe' para segurar adversárias em Barcelona

Poliana Okimoto e Ana Marcela trabalharam em equipe para garantir ao Brasil a primeira dobradinha na história dos Mundiais de Esportes Aquáticos. Nesta terça, as nadadoras conquistaram ouro e prata, respectivamente, na maratona aquática em Barcelona.

Para subirem ao pódio, primeiro as brasileiras mudaram estratégias pessoais. Poliana não costuma largar na frente para "puxar a fila" durante a competição. Ana Marcela também não consegue imprimir ritmo forte desde o início, é uma atleta mais de resistência --ganhou os 25 km em 2011.

Depois, as nadadoras fizeram trabalho em equipe durante o percurso no porto de Barcelona.

"Tracei uma estratégia com o meu técnico [e marido, Ricardo Cintra] que foi não ficar muito atrás. Nos últimos 500 m tudo pode acontecer", afirmou Poliana.

"Então, quando vimos que estávamos as duas na frente, nadamos muito forte e fizemos uma espécie de parede, de bloqueio para que ninguém passassem por nós, o que já tentamos antes e não tinha funcionado."

Ana Marcela também comentou a estratégia da dupla.

"Sabíamos que todo o pódio dos Jogos de Londres estava aqui, então tentei ficar na frente um pouco antes do que costumo. É claro que todo mundo quer ganhar a prova, mas chega um momento que temos que garantir o pódio. E foi isso que fizemos", disse.

Poliana e Ana Marcela já haviam sido prata e bronze, respectivamente, nos 5 km. No Mundial de 2011, em Xangai, Ana Marcela ficou em 11º e não conseguiu se classificar para a Olimpíada de Londres. Em seguida, venceu os 25 km --ela busca o bi na madrugada de sábado.


Endereço da página:

Links no texto: