Folha de S. Paulo


Cuca conquista Libertadores e iguala feito de Abel Braga e Celso Roth

Após 15 anos de carreira como técnico, Cuca, 50, alcançou nesta quarta-feira uma das maiores glórias no futebol brasileiro ao levar o Atlético-MG a inédita conquista da Libertadores, após superar o Olimpia, no Mineirão.

E o título surge antes do treinador obter um troféu nacional. Na última década, Abel Braga (2006) e Celso Roth (2010), ambos pelo Inter, seguiram o mesmo caminho: faturar a Libertadores antes de levantar o Brasileiro ou a Copa do Brasil.

Famoso e ironizado por montar times que jogam bem e não conquistam taças, Cuca acumulava até hoje apenas taças de estaduais.

"E acabou essa história de azarado", desabafou após a conquista.

Ele foi campeão do Estadual do Rio em 2009, pelo Flamengo, e venceu as três últimas edições do Mineiro (2011 à frente do Cruzeiro e as duas mais recentes com a equipe alvinegra).

O título da Libertadores ainda é inédito para alguns dos treinadores mais renomados do futebol brasileiro, como Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes, que já ganharam títulos nacionais.

NA TRAVE

Antes de chegar ao Atlético-MG, clube que dirige desde 2011, Cuca havia batido na trave há nove anos, quando comandava o São Paulo.

A equipe chegou às semifinais, mas foi eliminada pelo Once Caldas, na Colômbia, com um gol no fim da partida, o que ajudou a estigmatizar o técnico de realizar bons trabalhos, mas ficar pelo caminho.

A eliminação foi tão traumática, que Cuca acabou demitido na sequência do Brasileiro, e substituído por Emerson Leão. Ainda assim, ele é citado até hoje como um dos responsáveis por montar a base que conquistaria a Libertadores e o Mundial do ano seguinte, sob o comando de Paulo Autuori.

Sete anos depois, com o Cruzeiro, fez a melhor campanha da fase de grupos na Libertadores, mas caiu nas oitavas ante o Once Caldas, da Colômbia.

Outro trabalho reconhecido foi no Botafogo, durante o Brasileiro de 2007, em que o clube liderou da 6ª a 18ª rodada. Porém, o time acabou decaindo no segundo turno e terminou apenas na nona colocação, com o São Paulo de Muricy Ramalho sagrando-se campeão.

Em 2010, Cuca bateu na trave com o rival do Atlético. Ao comandar o Cruzeiro, chegou ao vice-campeonato do Brasileiro, perdendo novamente para Muricy, desta vez no Fluminense. O clube carioca conquistou o troféu ao terminar a competição com dois pontos a mais que os cruzeirenses.

Ano passado, após liderar o primeiro turno do Brasileiro, a equipe de Cuca perdeu desempenho no returno e ficou com o vice-campeonato, atrás do Fluminense, de Abel Braga.


Endereço da página:

Links no texto: