Folha de S. Paulo


Mineirão foi o palco do último revés brasileiro em final de Libertadores

A última vez que um time brasileiro saiu derrotado da final da Taça Libertadores foi em 2009 no Mineirão, mesmo estádio da decisão deste ano, entre Atlético-MG e Olimpia nesta quarta-feira.

Na ocasião, o Cruzeiro perdeu para Estudiantes, da Argentina. Fora de casa, o time celeste tinha empatado por 0 a 0. No jogo de volta, chegou a fazer 1 a 0 com o volante Henrique, mas sofreu a virada de 2 a 1 com os tentos de Gastón Fernández e Boselli.

Assim, diante de sua torcida em Belo Horizonte, o Cruzeiro desperdiçou a chance de levantar o troféu da competição pela terceira vez em sua história.

Bruno Cantini/Divulgação/Atlético Mineiro
Ronaldinho participa de treino no Mineirão antes da final da Libertadores
Ronaldinho participa de treino no Mineirão antes da final da Libertadores

Na ocasião, a zaga do Cruzeiro era formada por Thiago Heleno e Leonardo Silva. O último é o atual titular do Atlético-MG, ao lado de Réver.

Agora, Silva reencontrará outro atleta que esteve presente na decisão de 2009. Principal jogador do Olimpia na Libertadores-2013, o meia-atacante uruguaio Juan Manuel Salgueiro era reserva do Estudiantes há quatro anos.

"É interessante que a final seja no mesmo local, mas são torneios diferentes. Desfrutei a Libertadores de 2009 de outra maneira, mas ela foi muito linda e eu me orgulho de ter pertencido àquele plantel. Tomara que tudo aconteça para o Olimpia como foi com o Estudiantes e que eu seja campeão novamente", disse o uruguaio.

Há pelo menos um time brasileiro na final da Libertadores desde 2005. Em duas ocasiões (2005 e 2006), a principal competição de clubes da América do Sul foi decidida por equipes do Brasil.

Campeão sobre o Atlético-PR em 2005, o São Paulo caiu diante do Internacional no ano seguinte. De 2007 até 2012, os brasileiros decidiram o torneio contra estrangeiros --sempre em casa.


Endereço da página:

Links no texto: