Folha de S. Paulo


Manifestação vai promover 'enterro' do Maracanã antes de Fluminense x Vasco

O Comitê Popular da Copa vai promover neste domingo o que chama de "enterro simbólico" do Maracanã. A concentração do protesto será às 15h, em frente ao estádio de atletismo Célio de Barros. Os manifestantes criticam a privatização do estádio.

Às 18h30, o clássico Fluminense x Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, reabrirá o Maracanã para os clubes cariocas, que não atuam lá desde 2010, ano do início da reforma do estádio.

Outro alvo do protesto são os termos de conduta anunciados pelo consórcio administrador do estádio, os quais, segundo os manifestantes, tolhem o comportamento típico dos torcedores cariocas.

"Bandeiras, tambores e cantos da torcidas, que não têm mais espaço dentro do estádio, estarão presentes", diz um comunicado do Comitê.

Os manifestantes vestirão camisas pretas, a fim de simbolizar o sentimento de luto pelo destino do Maracanã. Eles pretendem caminhar do Célio de Barros até a estátua do Bellini, em trajeto que batizam de "via-crucis".

"Nosso ato também será em defesa das torcidas organizadas. Elas também são responsáveis por grande parte das festas que sempre aconteceram no Maracanã", disse Gustavo Mehl, um dos organizadores do protesto.

O Comitê também defenderá a manutenção do estádio Célio de Barros e do Parque Aquático Julio Delamare, que integram o complexo do Maracanã e devem ser demolidos.


Endereço da página: