Folha de S. Paulo


Corte suspende punição a clubes turcos por escândalo de manipulação

O CAS (Corte Arbitral do Esporte) suspendeu temporariamente, nesta quinta-feira, a punição imposta pela Uefa ao Fenerbahce e ao Besiktas por causa do envolvimento dos dois clubes em escândalo de manipulação de resultados em 2011.

A decisão, divulgada no site da entidade, ocorre dois dias depois da Uefa manter a punição aos clubes. O Besiktas havia sido excluído da próxima Liga Europa e o Fenerbahce das duas próximas edições da Champions.

Com isso, as duas equipes vão poder participar do sorteio da terceira pré-eliminatória, que ocorre em nesta sexta-feira, das duas competições nas quais estão qualificadas, o Fenerbahce disputa a Champions e o Besiktas a Liga Europa.

De acordo com o diário turco "Hurriyet", citando um ex-dirigente da Federação turca, o Fenerbahçe apresentou um procedimento de defesa acelerado ao CAS pedindo a suspensão da punição até que a sentença da corte arbitral seja tomada de maneira definitiva.

No entanto, o CAS ressalta que os procedimentos em torno do julgamento continuarão em ritmo acelerado e com uma decisão prevista para até o dia 28 de agosto (para o Fenerbahce) e 30 de agosto (para o Besiktas). Ou seja, os dois clubes ainda podem ficar de fora das competições, caso o CAS mantenha a punição imposta pela Uefa.

Tolga Bozoglu - 14.fev.2012/Efe
Torcedores do Fenerbahce mostram apoio ao presidente Aziz Yildirim
Torcedores do Fenerbahce mostram apoio ao presidente Aziz Yildirim

ESCÂNDALO

Em julho de 2011, um tribunal condenou 93 réus no processo de manipulação de resultados no Campeonato Turco, inclusive, o presidente Aziz Yildirim, do Fenerbahce. Executivos e jogadores do clube também estiveram envolvidos no caso.

Yildirim foi condenado a mais de seis anos de prisão, mas foi libertado após apelar da decisão.

Entre outros resultados, a polícia investigou se houve uma combinação entre as equipes na partida em que o Fenerbahce derrotou o Sivasspor por 4 a 3, em Istambul, há dois anos.

Além destes dois clubes, mais cinco times também foram investigados à época.

Com a France Presse


Endereço da página:

Links no texto: