Folha de S. Paulo


Centroavante muçulmano rejeita patrocínio e deixa time inglês

O Newcastle, quatro vezes campeão inglês e 16º colocado na última temporada, está prestes a perder seu principal atacante devido a uma saia justa religiosa.

Adepto do islamismo, o senegalês Papiss Demba Cissé, 28, decidiu não viajar ontem com o elenco para uma semana de pré-temporada em Portugal por discordar do novo patrocinador do clube.

O centroavante se recusa a vestir a camisa estampada com a marca da financeira Wonga.com, que paga 8 milhões de libras (cerca de R$ 27 milhões) por ano ao time.

Cissé alega que não vai promover uma empresa que sobrevive da cobrança de juros em empréstimos, prática condenada por sua religião.

"Para o islamismo, a usura é condenável. Mas ele poderia fazer propaganda para essa marca normalmente, só não pode ele mesmo emprestar dinheiro a juros", afirmou o doutor em filosofia medieval árabe e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Jamil Iskandar.

"Não é vedado a nenhum muçulmano fazer negócios com bancos ocidentais, que cobram juros altos. É uma interpretação própria dele", acrescentou o pesquisador.

Outros islâmicos do elenco do Newcastle, como o volante marfinense Cheik Tioté e os meias franceses Moussa Sissoko e Hatem Ben Arfa, não apresentaram restrições ao novo patrocinador.

A crise com Cissé começou no fim da temporada, quando o atacante anunciou que não usaria o uniforme com a logomarca da Wonga.com.

O jogador chegou a propor ao Newcastle ter uma camisa especial, com um adesivo tampando o patrocinador ou a marca de uma instituição de caridade substituindo a logo da financeira, mas as propostas foram rejeitadas.

O atacante se tornou a principal referência ofensiva do clube depois da ida de Demba Ba para o Chelsea, em janeiro. Na última temporada, ele anotou oito gols.

Afastado do time principal do Newcastle, Cissé fará treinos individuais enquanto não houver uma definição sobre sua situação. O russo Anzhi tem interesse em contratá-lo.

Esse não é a primeira saia justa entre o islamismo e os patrocinadores no futebol.

O atacante malinês Frédéric Kanouté chegou a ter à disposição uma camisa personalizada no Sevilla antes de aceitar mostrar a marca da empresa de apostas 888.com.


Endereço da página: