Folha de S. Paulo


Brasil encara Rússia, seu mais frequente rival na Liga Mundial de vôlei

O confronto mais frequente das finais da Liga Mundial abre hoje, às 17h30, em Mar del Plata (Argentina), a fase decisiva da edição de 2013.

O Brasil enfrenta a Rússia pela 22ª vez nesta fase da competição (incluindo uma partida contra a então União Soviética em 1990).

A seleção leva vantagem no confronto, com 15 vitórias, mas os russos venceram os dois últimos em 2011. Os adversários também saíram vitoriosos no último grande encontro: na decisão dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Brasil e Rússia estão com elencos reformulados em relação à última Olimpíada e, na preparação para a Liga Mundial, se enfrentaram em dois amistosos em Moscou, em junho. O Brasil venceu os dois por 3 sets a 1.

"Encarar a Rússia logo na estreia é bom para entendermos que nesta fase só temos pedreira pela frente", afirmou o levantador e capitão do Brasil, Bruno.

"Temos que entrar com tudo nesse primeiro jogo, sabendo que do outro lado está a atual campeã olímpica e, por isso, não podemos vacilar em momento algum."

O time do técnico Bernardinho chega embalado para os jogos decisivos. Fez a melhor campanha na fase de grupos com apenas uma derrota em dez partidas.

Os russos venceram sete de seus jogos na primeira fase.

"A equipe chega bem. Tivemos altos e baixos naturais de mudanças, de testes, mas as vitórias nos deram confiança", disse Bernardinho.

Maior vencedor da Liga Mundial com nove títulos em 24 edições, o Brasil enfrenta ainda o Canadá na sexta. Se ficar entre os dois melhores deste Grupo E, avança à semifinal da competição.

Itália, Bulgária e Argentina formam o Grupo D da competição. Os anfitriões recebem os búlgaros, às 21h.

NA TV
Brasil x Rússia
17h30 SporTV

Pedro Ladeira - 05.jul.2013,/Folhapress
Bernardinho orienta equipe na partida contra a Bulgária
Bernardinho orienta equipe na partida contra a Bulgária

Endereço da página: