Folha de S. Paulo


Contra velho rival, Atlético-MG inicia briga pela Libertadores

O Atlético-MG inicia hoje, às 21h50, em Assunção, o capítulo final da busca pelo inédito título da Libertadores diante do mesmo rival e no mesmo palco onde conquistou seu primeiro torneio internacional há 21 anos.

Foi contra o Olimpia, no estádio Defensores del Chaco, que a equipe mineira levantou o troféu da extinta Copa Conmebol em 1992. Perdeu por 1 a 0, mas ficou com a taça por ter vencido o primeiro jogo no Mineirão por 2 a 0.

Jorge Adorno/Reuters
Ronaldinho chuta a bola durante treino em Luque, no Paraguai
Ronaldinho chuta a bola durante treino em Luque, no Paraguai

Com os mandos de campo invertidos, brasileiros e paraguaios se reencontram numa decisão, mas agora pela principal competição sul-americana. Situação inédita para o Atlético, mas corriqueira para o tricampeão Olimpia, que faz a sétima final.

Para repetir o feito do Corinthians em 2012, que quebrou o tabu na competição vencendo o supercampeão Boca Juniors (seis títulos) na final, o time do técnico Cuca precisa assimilar os erros da derrota (2 a 0) para o Newell's Old Boys na partida de ida da semifinal, na Argentina.

"Nosso time aprendeu muito durante essa Libertadores e sabe como é difícil reverter o placar no jogo de volta, principalmente se for em uma final", disse o atacante Diego Tardelli, um dos artilheiros do torneio, com seis gols.

Dono do melhor ataque da competição (27 gols), o Atlético deve focar a atenção para a defesa, que terá o importante retorno do zagueiro Réver, após cumprir suspensão.

Para a vaga do atacante Bernard, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Cuca não revelou se optará pelo atacante Luan (esquema mais ofensivo) ou pelo volante Rosinei (mais defensivo).

Em todos os jogos que fez em casa, o Olimpia marcou ao menos dois gols. Em campo, o time é liderado pelo camisa 10 Juan Salgueiro, vice-artilheiro (cinco gols).

No banco, tem o técnico Ever Almeida, ex-goleiro que conquistou dois títulos da Libertadores pelo Olimpia (1979 e 1990). A terceira conquista da equipe foi em 2002, sobre o São Caetano.

MINEIRÃO

Apesar do apelo do Atlético para jogar no estádio Independência (20 mil lugares), a Conmebol confirmou que o jogo de volta, dia 24, será no Mineirão, que tem capacidade para 62.160 pessoas.

O clube conseguiu ao menos que a CBF adiasse o jogo de domingo contra a Ponte Preta, pelo Brasileiro, sem data para ocorrer.


Endereço da página:

Links no texto: