Folha de S. Paulo


Rival do Atlético-MG tem ano marcado por calotes e até abandono de concentração

O Olímpia que chegou à final da Taça Libertadores para enfrentar o Atlético-MG vem passando por diversos problemas econômicos neste ano.

A 48 horas da estreia na competição, por exemplo, contra o Defensor Sporting, do Uruguai, pela fase preliminar da competição, os jogadores resolveram abandonar a concentração por causa das dívidas do clube.

Os atletas retornaram aos treinamentos na manhã seguinte após entrar em acordo com o gerente esportivo do clube, Ricardo Tavarelli, que prometeu pagar os salários atrasados. Em março, os jogadores voltaram a se rebelar contra a diretoria por causa da falta de pagamento.

Já no mês no passado, o lateral esquerdo uruguaio Sebastián Ariosa cobrou nove meses de salários atrasados. Ele anunciou o afastamento dos campos por causa de um câncer. "Virou uma situação insustentável", afirmara o atleta.

Luis Acosta/AFP
Jogadores do Olímpia comemoram a classificação para a final da Taça Libertadores
Jogadores do Olímpia comemoram a classificação para a final da Taça Libertadores

No início deste mês, a advogada do jogador, Montserrat Giménez, disse que o clube já pagou metade de dívida de cerca de US$ 150 mil (R$ 340 mil). A outra parte, segundo Giménez, será paga em agosto.

A crise financeira deixou outras marcas no clube, como a saída de jogadores e a renúncia do então presidente Marcelo Recanate, em fevereiro. Deixou o clube depois de pouco mais de dois anos no cargo.

Hoje, de acordo com a imprensa paraguaia, o clube ainda deve salários e premiações. Mas, mesmo assim, conseguiu chegar à final da Libertadores com uma boa campanha.

Na primeira fase, acumulou quatro vitórias, um empate e uma derrota. Terminou o Grupo 7 com 13 pontos, na frente do Newell's Old Boys. Nas oitavas, eliminou o Tigre, da Argentina, após perder por 2 a 1 o primeiro jogo e vencer por 2 a 0, em casa.

Nas quartas, encarou o Fluminense. Segurou o empate por 0 a 0, no Rio, e venceu, no Paraguai, por 2 a 1, de virada. Na semi, eliminou o Santa Fé, da Colômbia, depois de vitória por 2 a 0 em Assunção e derrota por 1 a 0 fora.

O Olímpia, fundado em 1902, está em sua sétima final de Libertadores. Ganhou a primeira em 1979, ao bater o Boca Juniors na final. O segundo título veio em 1990, com uma vitória sobre o Barcelona, do Equador, na decisão.

Já o último título foi conquistado em 2002, justamente no ano do centenário. Na final, perdeu o primeiro jogo em casa para o São Caetano, mas conseguiu se recuperar na partida de volta, no Pacaembu. Venceu nos pênaltis.

Além de ser o maior vencedor de Libertadores do Paraguai, o Olímpia é também o maior campeão do Campeonato Nacional: 39 títulos, dez a mais que o segundo maior ganhador, o Cerro Porteño. Ganhou o último título em 2011.


Endereço da página:

Links no texto: