Folha de S. Paulo


Atlético-MG pode ser o 7º time brasileiro a ganhar a Libertadores na 1ª final

Classificado para a final da Libertadores após a vitória nos pênaltis sobre o Newell's Old Boys, da Argentina, na noite de quarta-feira, o Atlético-MG pode se tornar o sétimo time brasileiro a conquistar o título da competição logo em sua primeira decisão.

O primeiro a conseguir o feito foi o Santos, em 1962, quando em sua primeira final de Libertadores, bateu o Peñarol, do Uruguai. Um ano depois, foi campeão em cima do Boca Juniors, da Argentina.

Arquirrival do Atlético-MG, o Cruzeiro também teve sucesso em sua primeira decisão de Libertadores, em 1976, quando passou pelo River Plate, da Argentina. Foi campeão também em 1997 ao bater o Sporting Cristal, do Peru.

Douglas Magno/AFP
Bernard (esq.) comemora com Ronaldinho o seu gol contra o Newell's Old Boys
Bernard (esq.) comemora com Ronaldinho o seu gol contra o Newell's Old Boys

Flamengo, em 1981, Grêmio, em 1983, Vasco, em 1998, e Corinthians, no ano passado, foram os outros times que conquistaram o título da competição logo na primeira final.

O Flamengo passou pelo Cobreloa, do Chile, enquanto o Grêmio bateu o Peñarol na decisão. Já o Vasco ganhou a taça com duas vitórias sobre o Barcelona, do Equador, na final. O Corinthians, por sua vez, derrotou o Boca Juniors para se consagrar campeão.

Mas se de um lado seis equipes do Brasil puderam comemorar a conquista logo em suas estreias na decisão, outras seis tropeçaram, a começar pelo Palmeiras, vice-campeão em 1961.

O São Paulo, finalista em 1974 –perdeu para o Independiente, da Argentina–, só foi se consagrar campeão da Libertadores em 1992. O Internacional também teve uma longa espera. Vice em 1980 ao perder para o Nacional, do Uruguai, só foi ganhar a taça em 2010.

Já outras três equipes perderam na decisão e não tiveram mais chances de voltar. Em 2002, o São Caetano foi derrotado pelo próprio Olímpia, que fará a decisão deste ano com o Atlético-MG. A equipe do ABC ganhou fora de casa, mas caiu nos pênaltis no Pacaembu.

Em 2005, o Atlético-PR avançou à decisão para encarar o São Paulo. Melhor para o time tricolor, que segurou o empate por 1 a 1 fora de casa e venceu por 4 a 0 no Morumbi para ganhar o seu tricampeonato.

Já em 2008, o Fluminense se tornou o terceiro carioca a chegar à decisão da Libertadores, mas caiu diante da LDU, do Equador. Foi derrotado por 4 a 2 em Quito e venceu por 3 a 1 no Maracanã. Ficou com o vice nos pênaltis.


Endereço da página:

Links no texto: