Folha de S. Paulo


Olimpia perde em Bogotá, mas elimina Santa Fe e vai à final da Libertadores

O Olimpia se garantiu nesta terça-feira na final da Taça Libertadores, mesmo com a derrota sofrida para o Santa Fe, por 1 a 0, no estádio El Campín, em Bogotá, graças à vantagem obtida no jogo de ida, no estádio Defensores del Chaco.

O atacante colombiano Wílder Medina abriu o placar do duelo aos 30 minutos do segundo tempo. O gol não foi suficiente para garantir a classificação dos donos da casa. Na partida de ida, o time paraguaio havia vencido por 2 a 0.

Com o resultado, o Olimpia brigará pelo quarto título da Taça Libertadores, em sua sétima final continental. O Santa Fe, por sua vez, volta a cair em uma semifinal. A primeira vez foi em 1961, quando o algoz foi o Palmeiras.

O segundo finalista da competição sairá nesta quarta-feira, no estádio Independência, em Belo Horizonte, onde duelarão Atlético Mineiro e Newell's Old Boys. Na partida de ida, em Rosário, os argentinos venceram por 2 a 0.

Os primeiros 45 minutos foram intensos, com um susto do time visitante logo no começo, em chute de fora da área executado por Prono, que terminou com grande defesa de Vargas, para depois o Santa Fé dominar a etapa inicial.

Luis Acosta/AFP
Jogadores do Olimpia comemoram classificação para a final da Libertadores, após partida contra o Santa Fé
Jogadores do Olimpia comemoram classificação para a final da Libertadores, após partida contra o Santa Fé, em Bogotá

As grandes chances dos anfitriões aconteceram nos instantes finais do primeiro tempo, com Medina. Aos 31, o atacante deu linda bicicleta, que saiu à direita de Martin Silva. Cinco minutos depois, foi a vez de emendar cruzamento de Acosta. De dentro da pequena área e com gol praticamente aberto, o camisa 11 desviou para fora.

Na etapa complementar, o panorama foi muito parecido, com o Olimpia assustando nos primeiros minutos, com Aranda, para depois o Santa Fé dominar o duelo.

O gol saiu aos 30 minutos do segundo tempo, de maneira tão dramática quanto todo o jogo. Após cobrança de falta de Pérez, Martin Silva rebateu mal, Medina chutou no corpo de Aranda e a bola acabou entrando. O goleiro do Olimpia ainda tentou tirar, mas o árbitro uruguaio Martín Vázquez confirmou o gol.


Endereço da página:

Links no texto: