Folha de S. Paulo


Melo vence, e Brasil vai à final em Wimbledon após 46 anos

O brasileiro Marcelo Melo está na final de duplas masculinas de Wimbledon, sendo o primeiro homem do país a alcançar uma final adulta do torneio mais tradicional do tênis.

Nesta quinta-feira, Melo e o croata Ivan Dodig venceram na semifinal o indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/4, 6/1, 3/6 e 6/3.

Na final, Melo e Dodig vão encarar os irmãos Bob e Mike Bryan, melhor dupla do mundo. Os americanos também precisaram de cinco sets para derrotar o indiano Rohan Bopanna, e o francês Edouard Roger-Vasselin, por 3 a 2, com parciais de 6/7 (4-7), 6/4, 6/3, 5/7, 6/3.

Nunca um homem brasileiro havia chegado tão longe na grama londrina. Ampliado entre as mulheres, o jejum vinha desde 1967, quando Maria Esther Bueno conquistou o vice-campeonato de duplas femininas ao lado da norte-americana Nancy Richey (em 1994, Ricardo Schlachter chegou à final masculina de juvenis). Maria Esther é dona ainda de 8 títulos e 6 vices no Grand Slam inglês, entre simples, duplas femininas e duplas mistas.

Para alcançar um feito histórico, Melo e seu parceiro tiveram que derrubar mais uma dupla favorita em Londres. Responsáveis pela eliminação dos cabeças 7 Max Mirnyi e Horia Tecau na terceira rodada, agora eles superaram os cabeças número 4 de Wimbledon.


Endereço da página:

Links no texto: