Folha de S. Paulo


Olimpia bate Santa Fé e fica perto da final da Libertadores

O Olímpia, Paraguai, ganhou por 2 a 0 do Independiente Santa Fé, da Colômbia,, na noite dessa terça-feira, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. Miranda e Ferreyra balançaram as redes na primeira partida da semifinal da Taça Libertadores.

O Olimpia, tricampeão da competição, seis vezes finalista, agora pode se dar ao luxo de perder por 1 a 0 o jogo de volta para chegar à final da edição 2013. Qualquer derrota com dois gols de diferença, desde que marque um ou mais, também serve.

O Santa Fé precisa de uma vitória por três gols de vantagem para pela primeira vez ir a uma final da competição. Caso consiga um 2 a 0, a decisão de quem avança vai para os pênaltis.

A próxima partida entre as equipes será na terça-feira quem vem, dia 9 de julho, em Bogotá. Quem avançar enfrentará Atlético-MG ou Newell's Old Boys (Argentina), com primeiro confronto marcado para essa quarta-feira, dia 3, em Rosário.

O JOGO

A festa da torcida do Olimpia teve direito a mosaico lembrando o título da Libertadores de 1979. E após o apito inicial, a equipe da casa teve a iniciativa de abrir o placar. Porém, sofreu para chegar à área do Santa Fé.

Com o gramado em péssimas condições e Salgueiro bem marcado, somente aos 21min o Olimpia chutou a gol, com Pittoni. A bola foi sobre o gol.

Antes do intervalo, Bedoya derrubou Salgueiro com um jogo de corpo. Pronto, teve início uma discussão. O brasileiro Héber Roberto Lopes, árbitro pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014, expulsou os dois.

Com maior espaço para atacar e mudanças para a segunda etapa, o Olimpia chegou ao primeiro gol após um pênalti. Silva avançou pela esquerda e serviu Ferreyra. Com um toque por cima, ele se preparou para passar pelo goleiro. Mas foi derrubado.

Miranda pôs a bola na marca penal e com um petardo no meio do gol balançou as redes. Vargas ainda tocou na bola, mas não teve jeito: Olimpia 1 a 0, aos 20min.

O resultado empolgou os donos da casa. Aos 36min, Aranda roubou a bola no meio do campo e lançou em profundidade Silva. Com um passe para o centro da área, ele serviu Ferreyra, que só tirou do goleiro: 2 a 0.

Aos 47min, por muito pouco o placar não ficou ainda melhor para o Olimpia. Em novo passe de Silva, Prono ficou cara a cara com Vargas e tocou para o gol. A bola bateu no goleiro e caprichosamente foi ao travessão antes de sair pela linha de fundo.

Pablo Burgos/AFP
Jefferson Cuero (esq.), do Santa Fe, e Julio Manzur, do Olimpia, se esfoçam para ficar com a bola
Jefferson Cuero (esq.), do Santa Fe, e Julio Manzur, do Olimpia, se esfoçam para ficar com a bola

Endereço da página:

Links no texto: