Folha de S. Paulo


Rosberg vence corrida marcada por caos dos pneus; Massa é sexto

O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, venceu o GP da Inglaterra, neste domingo, em uma corrida marcada por caos dos pneus, que estouraram de forma idêntica. Felipe Massa foi um dos pilotos que sofreu com este problema. O brasileiro da Ferrari terminou a prova na sexta posição.

A segunda colocação ficou com o australiano Mark Webber, da Red Bull. Líder do Mundial de pilotos, o alemão Sebastian Vettel não completou a prova. Não pontuou pela primeira vez nesta temporada.

Editoria de Arte/Folhapress

A terceira colocação ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, seguido pelo inglês Lewis Hamilton --que havia largado na pole, mas também teve o seu pneu estourado--, da Mercedes, e o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus.

A vitória de Rosberg chegou a ser questionada, após investigação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) devido ao alemão ter acelerado durante bandeiras amarelas nas curvas 3 e 5 do circuito de Silverstone. No entanto, o piloto levou apenas uma reprimenda da entidade.

Mesmo sem pontuar, Vettel continua na liderança do Mundial de pilotos, com 132 pontos, mas vê agora a aproximação de Alonso, vice-líder com 111 pontos. Raikkonen é o terceiro, com 98 pontos, enquanto Hamilton é o quarto, com 89.

A CORRIDA

Antes mesmo da prova, Massa ganhou um alento ao passar de 12º no grid para 11º, já que o escocês Paul di Resta, da Force India, quinto, caiu para a última posição porque o seu carro estava abaixo do peso mínimo tolerado no treino oficial.

Mas talvez Massa nem precisasse desta posição. Porque sua largada foi perfeita. O brasileiro ganhou seis posições na saída. De 11º, foi para quinto, deixando o seu próprio companheiro, Alonso, para trás. O australiano Mark Webber, por sua vez, caiu de quarto para 15º.

O líder? Hamilton, sem problemas. Isso até o fantasma dos pneus furados começar a atacar. E o inglês, que contava com o apoio total da torcida no circuito de Silverstone, foi a primeira vítima. Na oitava volta, viu o seu pneu esfarelar pelos ares.

Para azar do piloto, isso aconteceu pouco depois de passar pela entrada dos boxes. Ou seja, teve que dar uma volta inteira com o pneu detonado para então poder ir para o pit stop e fazer a troca. Perdeu um tempo precioso. Vettel assumiu a liderança.

A segunda vítima foi exatamente quem teve a melhor largada: Massa. Brigava pela terceira posição quando o seu pneu explodiu. O piloto rodou, saiu da pista, mas conseguiu voltar. Na volta 15, o francês Jean-Eric Vergne perdeu o seu pneu traseiro esquerdo, bem como aconteceu com Hamilton e Massa.

O safety car foi obrigado a entrar na pista para limpá-la por causa da grande quantidade de sujeira, provocado exatamente pelos pneus estourados. Pelo rádio, a Red Bull alertava Vettel para evitar as zebras. A organização da prova, até este momento, não tinha ainda uma explicação sobre o que estava causando os problemas nas rodas.

Massa, que havia caído para último, teve então que fazer uma corrida de recuperação, assim como Webber, que não largou bem. Na 35ª volta, o australiano deixou Alonso para trás e assumiu o quarto lugar. Já Vettel se encaminhava tranquilo na liderança, mas a prova teve mais uma reviravolta.

Na 42ª volta, o alemão da Red Bull foi obrigado a abandonar a corrida com um problema em seu carro. Bom para Raikkonen. Perfeito para Alonso. Ótimo para Rosberg. Para os dois primeiros, em função do Mundial de pilotos. Para o terceiro, para vencer a prova. Indiferente para o mexicano Sergio Perez, da McLaren, que também teve o seu pneu estourado.

Na parte final da corrida, já sabendo do abandono de Vettel, Alonso voou baixo. Saiu de oitavo para terminar em terceiro. Passou até Raikkonen, outro rival na briga pelo título. Mas a festa foi mesmo para Rosberg.

CONFIRA OS TEMPOS DO GP DA INGLATERRA

1 - Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - 1h32min59s456
2 - Mark Webber (AUS) - Red Bull - +0s7
3 - Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +7s1
4 - Lewis Hamilton (ING) - Mercedes - +7s7
5 - Kimi Räikkönen (FIN) - Lotus - +11s2
6 - Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +14s5
7 - Adrian Sutil (ALE) - Force India - +16s3
8 - Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso - +16s5
9 - Paul di Resta (ESC) - Force India - +17s9
10 - Nico Hulkenberg (ALE) - Sauber - +19s7
11 - Pastor Maldonado (VEN) - Williams - +21s1
12 - Valtteri Bottas (FIN) - Williams +25s0
13 - Jenson Button (ING) - McLaren - +25s9
14 - Esteban Gutierrez (MEX) - Sauber - +26s2
15 - Charles Pic (FRA) - Caterham - +31s6
16 - Jules Bianchi (FRA) - Marussia - +36s0
17 - Max Chilton (ING) - Marussia - +67s6
18 - Giedo van der Garde (HOL) - Caterham - +67s7
19 - Romain Grosjean (FRA) - Lotus - não completou
20 - Sergio Perez (MEX) - McLaren - não completou
21 - Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - não completou
22 - Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso - não completou


Endereço da página:

Links no texto: